Resumo

Título do Artigo

A COMUNICAÇÃO DOS ODS NAS COMUNIDADES VIRTUAIS E AS AÇÕES PRATICADAS POR EMPRESAS DITAS SUSTENTÁVEIS
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Palavras Chave

ODS
Comunicação
Responsabilidade social corporativa

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - PAULO ROBERTO VIEIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - BIGUAÇU
2 - Anete Alberton
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA

Reumo

A sociedade contemporânea clama por um consumo mais sustentável e consciente, além de haver uma necessidade cada vez maior de preservação do meio ambiente e de melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, tornando a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) um tema em destaque. A RSC tem se mantido e se fortalecido na agenda internacional nos últimos anos, a exemplo da Agenda 2030 que trata dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2015). A adoção dos ODS busca refletir o compromisso dos governos em trabalhar para que haja uma sociedade desenvolvida para todos.
O entendimento de como as organizações transmitem as ações de RSC para o seu público alvo e para a sociedade tem se tornado motivo de discussão no meio acadêmico e alguns estudos buscam respostas para tal questão. De acordo com esse contexto, a pergunta de pesquisa que se estabelece é: como empresas sustentáveis comunicam suas ações relativas aos ODS nas redes sociais? Assim, o objetivo do presente estudo é identificar como empresas de grande expressão e notadamente com compromisso sustentável, postam ações quanto aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas redes sociais.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. Em setembro de 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas aceitou a Agenda de Desenvolvimento de 2030, sendo um de seus parágrafos, o que definiu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e 169 metas associadas a esses objetivos (WU et al., 2018). Os ODS visam atingir e melhorar a vida das pessoas, buscam a prosperidade, parceria, paz na terra e a melhoria do planeta de forma geral. Essa agenda dá continuidade aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que obteve ampla participação dos grupos de trabalho e da sociedade civil.
Foi utilizada a análise de conteúdo, sendo coletadas informações acerca do ranking da Interbrand e o índice Dow Jones de Sustentabilidade, que possui aspectos rígidos de auditoria quanto à adoção de práticas de gestão e de governança focadas na geração de valor a longo prazo, avaliando, conjuntamente, tanto o desempenho econômico, o social e o ambiental. Também foi realizada uma análise documental a partir de dados secundários das empresas estudadas com o objetivo de identificar a coerência das postagens com as ações reais propostas, praticadas e divulgadas nos websites das organizações.
Como pôde ser observado, apesar de todas empresas terem postado hashtags relacionadas à sustentabilidade – pela própria natureza das comunidades exploradas, a única hashtag que apresenta uma relação direta com os objetivos sustentáveis foi a #ClimateChange, sendo citada por cinco empresas. Curiosamente, algumas empresas do estudo desempenham outras ações relacionadas aos ODS, no entanto, não utilizam hashtags específicas que remetam a isso, por não divulgarem essas informações ou por não efetivamente realizar nenhuma ação sobre elas.
Apesar de classificar como possuidoras de ações sustentáveis ou como Greenwashing, deve-se ter o entendimento que nem sempre as organizações são mal-intencionadas em não demonstrarem nos relatórios as postagens realizadas na comunidade virtual, pode haver apenas um descompasso ou falta de sincronia entre a forma de divulgação nas comunidades virtuais, seus respectivos ODS e o que consta em seus relatórios corporativos, o que ficou comprovado no caso da Philips. As organizações precisam estar atentas ao expor suas ações referentes às ações sustentáveis e referentes aos ODS.
ADJEI, M. T.; NOBLE, S. M.; NOBLE, C. H. The influence of C2C communications in online brand communities on customer purchase behavior. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 38, n. 5, p. 634–653, 2010. ARVIDSSON, A.; CALIANDRO, A. Brand Public. Journal of Consumer Research, , n. October 2015, p. 1–23, 2016. BASTIANONI, S.; COSCIEME, L.; CARO, D.; MARCHETTINI, N.; PULSELLI, F. M. The needs of sustainability : The overarching contribution of systems approach. Ecological Indicators, v. 1, n. 1, p. 69–73, 2018. Elsevier. Disponível em: .