Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS DIMENSÕES DE INOVATIVIDADE NA EXPERIÊNCIA DE USO COM SERVIÇOS QUE UTILIZAM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
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Palavras Chave

Consumo inovativo
Inteligência artificial
Dimensões de inovatividade

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Márcio de la Cruz Lui
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - SÃO PAULO
2 - ELISANGELA TARRACO
Centro Universitário da FEI-SP - São Paulo
3 - ROBERTO CARLOS BERNARDES
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - são paulo
4 - Mateus Canniatti Ponchio
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - PMDGI

Reumo

Compreender o consumo inovativo é um desafio, há uma vasta discussão acerca do tema por parte da academia e das próprias empresas. Entender os fatores que levam os consumidores a adotarem inovações, por exemplo, adquirindo novos produtos e serviços envolvem a interpretação da influência das dimensões de inovatividade nas decisões de compra.
Este estudo tem como objetivo, a partir do manuscrito de Kaushik e Rahman (2014), avaliar qual a influência de DSI, II e gênero em IB na experiência de uso com serviços baseados em inteligência artificial.
Na visão de Rogers (2003) e Moore (1991), lançar novos produtos envolve alta incerteza ou risco, e os inovadores que apresentam maiores características de assumir risco podem desempenhar papeis importantes na difusão de novos produtos. Posteriormente Kaushik e Rahman (2014), fizeram uma revisão sistemática da literatura com 101 artigos publicados em periódicos de alto impacto relacionados ao tema de consumo inovativo. Os autores iniciaram a pesquisa a partir das três dimensões e perspectivas aqui apresentadas e propuseram uma agenda de pesquisas futuras relacionadas ao tema.
Através de uma revisão sistemática da literatura e uma pesquisa de natureza quantitativa e exploratória.
Com resultados analisados por regressão linear múltipla, realizada por meio do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences v.22) dentro da macro PROCESS, para uma amostra de 101 usuários de assistente pessoal
Conclui-se que há moderação de DSI na relação com IB, essa moderação é significativa no gênero masculino. Quando II é baixo há moderação em IB, contudo DSI e II juntos não moderam IB.
Bartels, J., & Reinders, M. J. (2011). Consumer innovativeness and its correlates: A propositional inventory for future research. Journal of Business Research, 64(6), 601-609. Canbek, N. G., & Mutlu, M. E. (2016). On the track of artificial intelligence: Learning with intelligent personal assistants. Journal of Human Sciences, 13(1), 592-601. Kaushik, A. K., & Rahman, Z. (2014). Perspectives and dimensions of consumer innovativeness: A literature review and future agenda. Journal of International Consumer Marketing, 26(3), 239-263.