Resumo

Título do Artigo

INTERDISCIPLINARIDADE: uma análise narrativa da trajetória do Projeto Integrador no curso de Bacharelado em Administração
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Interdisciplinaridade
Administração
Pesquisa.

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Ana Lina Araujo Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Piripiri
2 - Raiane Freitas Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Campus Piripiri
3 - Linnik Israel Lima Teixeira
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Campus Piripiri
4 - Lorivane da Silva Ferreira
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Campus Piripiri
5 - Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Piripiri

Reumo

A interdisciplinaridade está presente no dia a dia das Instituições de Ensino Superior, no sentido de que cursos superiores, trabalham a interdisciplinaridade de modo a promover uma maior integração entre teoria e prática. Assim, dentre as práticas interdisciplinares aplicáveis à graduação, têm-se as disciplinas integradoras, que estabelecem um conjunto de mecanismos que promovem integração e comunicação entre as diversas disciplinas estudadas. Atualmente, pesquisadores em educação, têm promovido e compartilhado discussões e estudos resultantes de experiências interdisciplinares em graduação.
O Projeto Integrador (P.I.) como disciplina busca promover a integração entre teoria e prática. Assim, surge como problema de pesquisa: De que forma se dá a implantação e aplicação da disciplina P.I. em cursos de graduação? Neste sentido, o estudo apresenta como objetivo geral descrever a construção, implantação e desenvolvimento do P.I. no curso de Bacharelado em Administração, de forma específica expor o contexto da implantação do P.I., descrever sua evolução ao longo do desenvolvimento do curso, e verificar os principais resultados e desafios encontrados, bem como tendências na disciplina.
O arcabouço teórico da pesquisa propõe a discussão sobre Interdisciplinaridade, através primeiramente da apresentação do conceito e aplicação em uma Instituição de Ensino Superior. Para isso apresenta autores como Shandas e Brown (2016) e Fazenda (2009), que aponta a incapacidade das complexidades e problemáticas atuais serem resolvidas por disciplinas isoladas. Após, discute-se a Interdisciplinaridade em cursos de Administração, onde conversa-se com autores como Cezarino e Corrêa (2015), Paiva, Ester e Melo (2004), Demajorivic e Silva (2012), Cabral (2017) e Neto et. al. (2009) e outros.
O trabalho apresenta-se por meio da pesquisa qualitativa com fins descritivos. Como técnica de coleta de dados recorreu inicialmente à pesquisa documental baseada no Projeto Pedagógico do Curso, atas das reuniões de Colegiado, Manual e Regulamento do Projeto Integrador. A observação foi outra técnica utilizada como auxílio à construção do roteiro de entrevistas, que foi aplicado com professores do curso que tiveram envolvimento na elaboração das diretrizes da disciplina e/ou coordenaram a disciplina. A interpretação e discussão das entrevistas foram pautadas na análise de narrativas.
Os resultados apontaram a existência quatro etapas: contexto do processo, implantação, adequação e pós-adequação. Constatou-se que a implantação e desenvolvimento da disciplina expôs lacunas operacionais e lacunas no perfil docente do curso. Além disso, a interdisciplinaridade ainda é um desafio para professores e alunos. Por outro lado, o P.I. despertou competências científicas dos discentes e intensificou a relação professor-aluno.
O P.I. no curso de Bacharelado em Administração por ter sido o marco inicial na instituição, teve seus processos adaptados no decorrer do curso, sempre com o objetivo de torná-lo cada vez mais efetivo aos discentes e docentes. Essas adequações refletiram positivamente no curso, trazendo resultados como, o aumento do número de publicações e a presença em eventos científicos, assim como também o aumento da motivação à pesquisa científica. Como resultado o desenvolvimento de competências através da interdisciplinaridade assim como também o desenvolvimento da relação entre comunidade e IES.
ATHAIDE, G.A.; DESAI, H.B. Design and Implementation of an Interdisciplinary Marketing/Management Course on Technology and Innovation Management.Journalof Marketing Education, v. 27, n. 3, p.239-249, 2005. LARIVIÈRE, V.; GINGRAS, Y. On the Relationship BetweenInterdisciplinarity and Scientific Impact. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 61, n. 1, p. 126-131, 2010. MINTZBERG, H.; GOSLING, J. Educando administradores além das fronteiras.Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 2, p.29-43, 2003.