Resumo

Título do Artigo

O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE EMPRESAS POR MULHERES EMPREENDEDORAS NO CONTEXTO DAS MÍDIAS SOCIAIS
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Palavras Chave

Criação de Empresas
Mídias Sociais
Mulheres Empreendedoras

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Ana Eliza Galvão Cortez
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - NATAL
2 - Bartira Pereira Amorim
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Administração
3 - Suzana Melissa de Moura Mafra da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA
4 - Afrânio Galdino de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Reumo

As mídias sociais se tornaram mais do que uma plataforma ou ferramenta de uso, mas uma possível estrutura de atividade e recurso para relacionamentos, podendo se tornar um recurso de rede colaborativa que permite às empresas a cooperação com os atores da rede para o desenvolvimento de novos negócios. Sabe-se que as mulheres empreendem por motivações diversas, mas pouco se sabe sobre tais motivações e comportamentos quando se trata do desenvolvimento de um negócio no ambiente online.
O uso das mídias sociais por empreendedores envolve dinamismo, rapidez no fluxo das informações e abrangência quanto à formação de contatos de negócios. Essa perspectiva se coaduna com o que Saras Sarasvathy (2001) chama de effectuation: processos que aproveitam os elementos de dinamismo e contingência do ambiente para explorar as oportunidades, muitas vezes em mercados nascentes ou, simplesmente, inexistentes. Partindo desta perspectiva, este estudo visa analisar o processo de criação de empresas de mulheres empreendedoras no contexto das mídias sociais.
No âmbito da criação de empresas, Sarasvathy (2001) defende que o processo requer a noção do effectuation como abordagem em que o empreendedor, cria o mercado, reunindo as partes interessadas que compram a ideia e sustentam a empresa, diferentemente da presunção de que o mercado existe independentemente. Os processos decisórios estão alinhados à lógica causation ou effectuation. A primeira foca na seleção dos meios para atingir um determinado efeito e, por sua vez, a segunda toma os conjuntos de meios dados e concentram-se na seleção dos possíveis efeitos criados com esse conjunto de meios.
Realizou-se uma a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e como método de coleta de dados foi utilizado a entrevista narrativa com cinco mulheres que empreendem via mídias sociais, selecionadas por acessibilidade. A análise de conteúdo foi realizada e contou com o apoio do software IRAMUTEQ.
As transcrições das cinco entrevistas foram processadas no software IRAMUTEQ, que na Classificação Hierárquica Descendente gerou 575 segmentos de texto, dos quais 507 foram analisados e formaram 5 classes: a classe 1, denominada Histórico, classe 2, denominada reflexões adicionais a classe 3, denominada Riscos e contingências, a classe 4, denominada Futuro e a classe 5, denominada Alianças. As mídias sociais contribuíram para a formação de cada negócio e identificou-se a contribuição das mídias sociais como uma alternativa para mitigar os desafios enfrentados por mulheres empreendedoras.
Considerando a base teórica deste estudo, é possível afirmar que as narrativas mostraram que o processo de criação de empresas no contexto online, por meio das mídias sociais, ocorre alinhado à lógica effectuation. As empreendedoras que participaram desta pesquisa aproveitaram o dinamismo e contingências do ambiente, focaram em alianças estratégicas, demonstraram tolerância a uma determinada perda ou iniciaram um negócio envolvendo baixo risco e reconhecem as incertezas do ambiente, por isso buscam estar preparadas, mas cientes de que haja o que houver, continuarão empreendendo.
DRUMMOND, C.; MCGRATH, H.; O'TOOLE, T. The impact of social media on resource mobilisation in entrepreneurial firms. Industrial Marketing Management, v. 70, p. 68-89, 2018. FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de administração, v. 34, n. 2, p. 5-28, 1999. SARASVATHY, S. D. Causation and effectuation: Toward a theoretical shift from economic inevitability to entrepreneurial contingency. Academy of management Review, v. 26, n. 2, p. 243-263, 2001.