Resumo

Título do Artigo

O Comportamento do Consumidor no Mercado On-line: Fatores que Influenciam a Compra de Refeições por meio de Aplicativos
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Palavras Chave

Comportamento do consumidor on-line
Comércio eletrônico
Mobile commerce

Área

Marketing

Tema

Redes, mídias sociais e meios digitais

Autores

Nome
1 - Stéfane Tomé de Lima
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Fortaleza
2 - Ana Augusta Ferreira de Freitas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - .
3 - Luiz Fernando Mählmann Heineck
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - .
4 - Lucas Lopes ferreira de Souza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Campus Itapery

Reumo

Os smartphones tornaram-se equipamentos essenciais no cotidiano dos brasileiros, sendo o principal aparelho utilizado para acessar a internet e tendo crescimento no mercado on-line. Pesquisas recentes indicam que 59% das pessoas que têm acesso à internet já utilizou aplicativos para realizar compras e um dos setores que apresenta crescimento exponencial é o de refeições, representando 29% das compras efetuadas por meio de aplicativos (SPC BRASIL, 2017). Desse modo, o mobile commerce se torna cada vez mais atuante na busca de vantagem competitiva entre as empresas do setor alimentício.
Na literatura acerca do tema, há muitos estudos que tratam dos fatores que influenciam a intenção de compra on-line, também no que tange à satisfação no ambiente on-line. Entretanto, faltam informações sobre o setor alimentício, especificamente sobre a compra de refeições no mobile commerce, o que leva à seguinte questão de pesquisa: que fatores influenciam a compra de refeições por meio de aplicativos? O objetivo deste estudo é, portanto, identificar os fatores de influência para a compra de refeições por meio de aplicativos.
Dentre os fatores que influenciam a compra on-line, Kerin et al. (2011) se referem à conveniência, comunicação e custo como alguns dos principais fatores que explicam as compras neste mercado. A conveniência e o preço são considerados fatores determinantes para a realização de compras no comércio eletrônico, assim como para o consumo de alimentos (NEVES; CASTRO, 2011). Davis (1989) afirma que se a tecnologia não possuir uma função utilitária, não será válida, demonstrando que a utilidade percebida é um importante fator de influência para a adoção de tecnologias.
Foi adotada a abordagem de pesquisa descritiva e quantitativa. A amostra foi não probabilística por conveniência, caracterizada por pessoas que tivessem feito compras de refeições por meio de aplicativos de delivery on-line nos últimos seis meses. A coleta dos dados foi feita mediante um levantamento do tipo survey, obtendo-se uma amostra de 258 consumidores de refeições on-line. Os dados foram analisados por meio de Análise Fatorial Exploratória, para verificar o agrupamento das variáveis em fatores, e Modelagem de Equações Estruturais, para análise das hipóteses propostas.
A análise fatorial exploratória e a modelagem de equações estruturais apresentaram resultados satisfatórios, permitindo o teste das hipóteses propostas neste estudo. Na Análise Fatorial Exploratória, foram verificados os agrupamentos de cinco fatores: utilidade percebida, recomendação, conveniência, preço e intenção de compra. A Modelagem de Equações Estruturais permitiu observar que todos esses fatores, com exceção do construto recomendação, influenciam a intenção de compra por meio de aplicativos on-line.
Os resultados encontrados demonstram que a conveniência é o principal fator que influencia os consumidores a utilizarem aplicativos on-line para comprar refeições, seguida dos fatores preço e utilidade percebida. Portanto, devido aos novos hábitos dos consumidores, as empresas de mercado devem focar sua atenção a proporcionarem maior conveniência aos clientes, pois esta influencia significativamente a intenção de compra, principalmente no ambiente tecnológico, demonstrando que os consumidores valorizam a comodidade e a praticidade do mobile commerce.
DAVIS, F. D. Perceived usefulness, perceived ease of use and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, v. 13, n. 3, p. 319-340, 1989. KERIN, R. A. et al. Marketing. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2011. NEVES, M. F.; CASTRO, L. T. (Orgs.). Marketing e estratégia em agronegócios e alimentos. São Paulo: Atlas, 2011. SPC BRASIL. Consumo por meio de aplicativos. 2017. Disponível em: . Acesso em: 07 fev. 2019.