1 - Rafael Rodrigues de Castro PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
Reumo
A ética no campo filosófico tem como objeto a moral numa dada sociedade e em determinado tempo histórico. A partir deste objeto percebe-se um crescimento em torno da ética prática ou aplicada nas diversas áreas, bem como na Administração. Assim, estudos bibliométricos ou de revisão de literatura tem sido realizados, nacional e internacionalmente (MA, 2009; CALABRETTA; DURISIN; OGLIENGO, 2011; LIU; MAI; MACDONALD, 2018; MILAN et al., 2017; RESENDE, 2015). Todavia, entende-se a necessidade de novos estudos, uma vez que identificou-se uma singularidade na literatura sobre ética na Administração.
A literatura nacional sobre ética na Administração apresenta uma singularidade, visto que utiliza-se os termos “ética” ou “ético”, e que ambos são frequentemente adjetivados. Dessa feita, a partir de indagações que surgem sobre tal constatação, o objetivo deste artigo é analisar a produção científica sobre ética no campo de conhecimento da Administração. Para tanto, foram analisados artigos publicados em periódicos da biblioteca eletrônica do Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), até o ano de 2017, os quais foram localizados a partir termos “ética” e “ético”.
No referencial teórico foi abordado, primeiramente, a ética no campo da Filosofia apontando algumas considerações no âmbito etimológico e conceitual, a partir das contribuições do filosófico Adolfo Sanches Vásquez em sua obra ‘Ética’. Após, apresentamos o tanto o percurso histórico da ética na Administração visando entender como se deu a construção do campo de pesquisa, quanto as definições de alguns teóricos sobre a temática.
Identificou-se um número relevante de artigos localizados, tendo a predominância do termo “ética”, e que o primeiro artigo foi publicado em 1966, mas a frequência nas publicações iniciou-se a partir dos anos 1992. Verificou-se um maior número de artigos das revistas com classificação Qualis A2, com destaque para RAE e RAC, e também uma maior quantidade de artigos com um autor, entretanto, de 2007 a 2017 o número de artigos com dois ou mais autores quintuplicou em relação a um autor. Por fim, houve maior predomínio de trabalhos teórico-empírico.
A análise dos artigos mostrou uma quantidade relevante de artigos localizados, em contraste com a pesquisa de Milan et al. (2017) e Resende (2015). Compreende-se que há umas discrepância em relação a produção científica internacional, entretanto, aponta-se que pode avançar, visto que a partir dos anos 1992 iniciou-se uma frequência na publicação dos artigos. A pesquisa revelou que a busca pelos artigos a partir apenas dos termos “ética” e “ético”, bem como sem a adjetivação deles, destaca-se como melhor estratégia. Para novos estudos, recomenda-se as buscas também nos anais dos eventos.
DE GEORGE, Richard T. A history of Business Ethics. Santa Clara University, 2015.
MILAN, G. S.; LIMA, V. Z.; JORGE FERNANDES, A.; BAGGIO, D. Ética Organizacional: Uma Análise do Perfil dos... Revista de Administração IMED, 7(1), 269-289, 2017.
RESENDE, M. M. Jeitinho brasileiro tem jeito? O efeito do jeitinho brasileiro e da identidade moral no comportamento ético nas organizações. (Dissertação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Tradução João Dell’ Anna. 30. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.