Resumo

Título do Artigo

Análise da produção científica sobre ética no campo de conhecimento da Administração no Brasil
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ética
Administração
Artigos

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Rafael Rodrigues de Castro
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico

Reumo

A ética no campo filosófico tem como objeto a moral numa dada sociedade e em determinado tempo histórico. A partir deste objeto percebe-se um crescimento em torno da ética prática ou aplicada nas diversas áreas, bem como na Administração. Assim, estudos bibliométricos ou de revisão de literatura tem sido realizados, nacional e internacionalmente (MA, 2009; CALABRETTA; DURISIN; OGLIENGO, 2011; LIU; MAI; MACDONALD, 2018; MILAN et al., 2017; RESENDE, 2015). Todavia, entende-se a necessidade de novos estudos, uma vez que identificou-se uma singularidade na literatura sobre ética na Administração.
A literatura nacional sobre ética na Administração apresenta uma singularidade, visto que utiliza-se os termos “ética” ou “ético”, e que ambos são frequentemente adjetivados. Dessa feita, a partir de indagações que surgem sobre tal constatação, o objetivo deste artigo é analisar a produção científica sobre ética no campo de conhecimento da Administração. Para tanto, foram analisados artigos publicados em periódicos da biblioteca eletrônica do Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), até o ano de 2017, os quais foram localizados a partir termos “ética” e “ético”.
No referencial teórico foi abordado, primeiramente, a ética no campo da Filosofia apontando algumas considerações no âmbito etimológico e conceitual, a partir das contribuições do filosófico Adolfo Sanches Vásquez em sua obra ‘Ética’. Após, apresentamos o tanto o percurso histórico da ética na Administração visando entender como se deu a construção do campo de pesquisa, quanto as definições de alguns teóricos sobre a temática.
Identificou-se um número relevante de artigos localizados, tendo a predominância do termo “ética”, e que o primeiro artigo foi publicado em 1966, mas a frequência nas publicações iniciou-se a partir dos anos 1992. Verificou-se um maior número de artigos das revistas com classificação Qualis A2, com destaque para RAE e RAC, e também uma maior quantidade de artigos com um autor, entretanto, de 2007 a 2017 o número de artigos com dois ou mais autores quintuplicou em relação a um autor. Por fim, houve maior predomínio de trabalhos teórico-empírico.
A análise dos artigos mostrou uma quantidade relevante de artigos localizados, em contraste com a pesquisa de Milan et al. (2017) e Resende (2015). Compreende-se que há umas discrepância em relação a produção científica internacional, entretanto, aponta-se que pode avançar, visto que a partir dos anos 1992 iniciou-se uma frequência na publicação dos artigos. A pesquisa revelou que a busca pelos artigos a partir apenas dos termos “ética” e “ético”, bem como sem a adjetivação deles, destaca-se como melhor estratégia. Para novos estudos, recomenda-se as buscas também nos anais dos eventos.
DE GEORGE, Richard T. A history of Business Ethics. Santa Clara University, 2015. MILAN, G. S.; LIMA, V. Z.; JORGE FERNANDES, A.; BAGGIO, D. Ética Organizacional: Uma Análise do Perfil dos... Revista de Administração IMED, 7(1), 269-289, 2017. RESENDE, M. M. Jeitinho brasileiro tem jeito? O efeito do jeitinho brasileiro e da identidade moral no comportamento ético nas organizações. (Dissertação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015. VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Tradução João Dell’ Anna. 30. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.