Resumo

Título do Artigo

SISTEMAS REGIONAIS DE INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DA CIDADE DE ITAJUBÁ
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sistema Regional de Inovação
Itajubá
Inovação

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Gabriella Sant'Anna
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Instituto de Engenharia de Gestão e Produção
2 - Juliano Alves Pinto
-
3 - Juliana Caminha Noronha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
4 - Gabriel Dias Haddad
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Itajubá
5 - Gabriel Melo Taraban
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Itajubá

Reumo

O presente artigo tem como propósito descrever o município de Itajubá, situado no Sul de Minas Gerais, utilizando-se o conceito de Sistema Regional de Inovação e do modelo da Tripla Hélice,tendo como base o referencial brasileiro, para o qual deve-se levar em consideração aspectos relativos a dimensão territorial, sistema de governança e desigualdades do tipo social e regional.
O município de Itajubá está localizado no Sul do Estado de Minas Gerais. Seu posicionamento geográfico favorecido trouxe ao longo da história relevância econômica para a cidade devido ao cruzamento de caminhos que promoviam a ligação de Minas Gerais com São Paulo e com os portos de Parati e do Rio de Janeiro. Além disso a Universdade Federal de Itajubá trouxe relevância a região por meio do seu protagonismo tecnológico. O que contribuiu de maneira ativa para a formação e maturidade do Sistema Regional de Inovação de Itajubá.
O município de Itajubá vem ganhando destaque em veículos especializados em inovação e tecnologia por ser uma pequena cidade do interior de Minas Gerais mas que possui altos índices de geração de startups, desenvolvimento de empresas de base tecnológica. Sua incubadora é premiada e a Universidade Federal de Itajubá um case de formação de empreendedores tecnológicos para o Brasil. Tal cenário constitui uma situação a ser investigada desde o seu histórico de formação até o atual momento sobre o que trouxe Itajubá para o modelo de governança atual de suas ações de empreendedorismo e inovação.
O trabalho propôs uma análise histórica baseada nos conceitos de Sistemas Regionais de Inovação e Triplice Helice por meio dos atores existentes na cidade de Itajubá, como a prefeitura municipal da cidade, as Instituições de Ciência, Tecnologia e Ensino, o Parque Científico e Tecnológico da Cidade e o seu arranjo mais recente a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo. Por fim, é feita uma análise das características e Índices de Desenvolvimento Econômico e social da cidade como consequência de um Sistema Regional de Inovação Estruturado.
A cidade de Itajubá, por meio da constituição de programas municipais, público-privados, voltados à inovação e ao empreendedorismo, tais como o Itajubá Tecnópolis e o INOVAI, vem colhendo resultados importantes em competições internacionais em segmentos de CT&I, bem como evoluindo de forma muito positiva em indicadores socioeconômicos, tais como o IDH-M, tornando-se o quarto município mineiro mais desenvolvido. Chama a atenção, nesse particular, a ótima interação entre o poder público representado pela Prefeitura Municipal e grandes atores (stakeholders) da cidade.
As características sociais e econômicas da cidade de Itajubá remontam inúmeras outras cidades no Brasil, com uma diferença: o envolvimento enraizado da cidade, seus moradores e suas instituições no desenvolvimento de tecnologia de ponta e fomento a empresas de base tecnológica. Dessa forma, esse estudo trás uma contribuição no que tange um histórico de investimentos em uma visão de longo prazo para transformação da cidade em Itajubá Tecnópolis e a articulação de diferentes atores para que essa visão cada vez mais se torne realidade. É um case de modelo de Sistema Regional de Inovação .