Resumo

Título do Artigo

FATORES DE MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS SOB A ÓTICA DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
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Palavras Chave

Motivação
Autodeterminação
Ensino-Aprendizagem

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Vania Regina Morás
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau SC
2 - Nelson Hein
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

A motivação dos discentes é considerada uma energia positiva no processo ensino-aprendizagem que atinge todos os níveis de ensino, tanto em relação à quantidade de tempo que dedicado ao estudo, como também ao desempenho escolar e realizações acadêmicas vivenciadas, causa importante de satisfação imediata em suas vidas (MALAVASI; BOTH, 2005; LENS; MATOS; VANSTEENKISTE, 2008). Deste modo, a Teoria da Autodeterminação toma como base os princípios de avaliação de diferentes manifestações de motivação que podem implicar no processo de ensino-aprendizagem (REEVE; SICKENIUS, 1994; SOBRAL, 2003).
Problema de pesquisa: quais são os fatores de motivação acadêmica dos estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas à luz da Teoria da Autodeterminação? Objetivo: Analisar os fatores de motivação acadêmica dos estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas à luz da Teoria da Autodeterminação, com intuito de compreender o que motiva os acadêmicos a irem à universidade e dedicar-se aos estudos, com base no estudo feito por Guimarães e Bzuneck (2008) e posteriormente Leal, Miranda e Carmo (2012).
A motivação diz respeito a energia, direção, persistência e equivalência, aspectos de ativação e intenção, é o cerne da regulação biológica, cognitiva e social (REEVE; SICKENIUS, 1994; SOBRAL, 2003; GUIMARÃES; BZUNECK; BORUCHOVITCH, 2003). Ela é altamente valorizada devido às suas consequências, ou seja, o que a motivação produz. Deste modo, as pessoas são levadas a agir por tipos diferentes de fatores, com experiências e consequências variadas. Por exemplo, as pessoas podem agir por um interesse permanente ou por suborno (RYAN; DECI, 2000; NIEMIEC; RYAN, 2009).
A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de levantamento e quantitativa. Aplicou-se um questionário aos acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas em uma instituição pública de ensino superior no estado de Santa Catarina. A amostra resultou em 216 respondentes. Os dados coletados serão analisados por meio da aplicação de estatística descritiva com o objetivo de analisar as características dos respondentes e Análise Fatorial por Componentes Principais com o intuito de verificar os maiores fatores que explicam a autodeterminação acadêmica.
• Fator 1: Denominado Desmotivação e composto por questões que descrevem a desmotivação dos acadêmicos em vir à universidade, representando 19,51% da carga fatorial. • Fator 2: Denominado Motivação intrínseca e formado por questões referentes ao interesse e ao prazer nato do acadêmico vir à universidade, representando 13,36% da carga fatorial. • Fator 3: Denominado Regulação Introjetada e que relaciona as questões onde a autoestima é dependente do desempenho e, geralmente, envolve o ego da pessoa, ou seja, é uma motivação controlada, representando 6,03% da carga fatorial.
Obteve-se nove fatores que explicaram 62,84% da variância total. Percebe-se que, apesar de estilo autônomo de regulação do comportamento na regulação integrada, o foco ainda está nos benefícios pessoais advindos da realização da atividade (Guimarães & Bzuneck, 2008). Conclui-se que os estudantes estão, de um lado, preocupados em aprofundar o nível de conhecimentos ou em atingir uma fundamentação adequada para o desempenho de sua futura atuação e, de outro lado, os estudantes preocupados apenas com a obtenção do diploma ou com interesse em comparecer às aulas para garantir frequência
ALIVERNINI, Fabio; LUCIDI, Fabio. Relationship between social context, self-efficacy, motivation, academic achievement, and intention to drop out of high school: A longitudinal study. The journal of educational research, v. 104, n. 4, p. 241-252, 2011. DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. Self-determination theory. Handbook of theories of social psychology, v. 1, n. 2011, p. 416-433, 2011. WANG, Xueli. Why students choose STEM majors: Motivation, high school learning, and postsecondary context of support. American Educational Research Journal, v. 50, n. 5, p. 1081-1121, 2013.