Resumo

Título do Artigo

CLUSTERS DAS ESTRATÉGIAS NOS CENÁRIOS PROSPECTADOS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2030 NOS PROGRAMAS DE STRICTO SENSU DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Prospecção de cenários
Programas de stricto sensu do Brasil
Estratégias

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Henrique César Melo Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba-PI

Reumo

Cenários prospectivos definem recursos e estabelecem estratégias competitivas, para ambientes turbulentos e incertos, e os gestores têm por desígnio, quando projetam analisar cenários dos negócios, utilizá-los de maneira basilar para escolhas de recursos, estratégias competitivas e capacidades empresariais. A pesquisa de prospecção de cenários vem se tornando um instrumento valoroso para a educação superior nas Instituições de Ensino Superior (IESs) públicas e privadas do Brasil, contribuindo para a estratégia dos programas de pós-graduação.
Quais os clusters das estratégias nos cenários prospectados para o período de 2019 a 2030 nos Programas de Stricto Sensu das Instituições de Ensino Superior do Brasil da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo? Versa-se assim o objetivo do estudo que foi identificar os clusters das estratégias nos cenários prospectados para o período de 2019 a 2030 nos Programas de Stricto Sensu das Instituições de Ensino Superior do Brasil da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.
As IESs podem, devem e precisam utilizar a metodologia de cenários, pois esta protege essas instituições, por meio da identificação de suas principais variáveis sociais, econômicas e estratégicas, vislumbrando seus prováveis futuros, preparando-as, com isso, para as diferentes possibilidades e probabilidades de ocorrências futuras, dando-lhes condições para um processo decisório e, consequentemente, para decisões mais estratégicas e proativas, com maior eficácia e, por conseguinte, tornando-as capazes à formulação de um planejamento estratégico organizacional coerente, harmônico.
Metodologicamente, o estudo foi exploratório, descritivo, alicerçado pela metodologia sugerida por Blanning e Reinig (1998). O universo deste estudo foram os Programas Stricto Sensu das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas do Brasil da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Foram três etapas de coleta de dados. A primeira fase de entrevistas com cinco peritos. A segunda fase questionário com 35 peritos, contudo, somente 29 responderam. E a terceira fase com 41 respondentes para se chegar as estratégias nos cenários prospectados.
Os resultados mostram que as estratégias que ficaram em evidência nos clusters para os cenários otimista e realista foram: “buscar empréstimos para expansão por meio de instituições financeiras nacionais” e “participar de fusão ou aquisição de IES” e para o cenário pessimista destacou-se a estratégia “fortalecer política de cooperação interinstitucional”.
Conclui-se que a prospecção de cenários nesta pesquisa, definiu estratégias competitivas para os diferentes e alternativos cenários dos programas de pós-graduação stricto sensu da área de administração, ciências contábeis e turismo durante o período de2019 a 2030.
BLANNING, R. W.; REINIG, B. A. Building scenarios for Hong Kong using EMS. Long Range Planning, v. 31, n. 6, p. 900-910, 1998. GOODWIN, P.; WRIGHT, G. Enhancing strategy evaluation in scenario planning: a role for decision analysis. Journal of Management Studies, v. 38, n. 1, p. 1-16, 2001. MORITZ, G. de O. et al. A Pós-graduação brasileira: evolução e principais desafios no ambiente de cenários prospectivos. Future Studies Research Journal, v. 5, n. 2, p. 03-34, 2013.