Resumo

Título do Artigo

A UNIVERSIDADE COMO CATALIZADOR DO VOLUNTARIADO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Voluntariado
Universidades
Regressão Logística

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Derson da Silva Lopes-Jr
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
2 - Antonio Braga de Moura Filho
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP) - São Paulo
3 - Marco Antonio Figueiredo Milani Filho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas

Reumo

O objetivo da educação acadêmica é desenvolver o estudante de forma global, através da formação de várias atividades que podem ser realizadas dentro ou fora da universidade. Por essa razão, as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecem uma tarefa de integração de um curso de graduação na direção de atividades voltadas para além da sala de aula, com o objetivo de enriquecer a formação acadêmica, como monitorias, iniciativa científica, estágio empresa júnior, trabalho voluntário, além de, participação em eventos e congressos (Flor, 2003).
Embora o programa tenha sido considerado um sucesso pela instituição, torna-se relevante um estudo para verificar se de fato as ações desse centro universitário foram um diferencial na participação de seus estudantes em projetos de voluntariado. Para analisar esse tópico, o objetivo desse artigo foi analisar o papel da universidade no engajamento de seus estudantes no voluntariado, respondendo a seguinte pergunta: Qual o papel da instituição de ensino superior no incentivo para o voluntariado? O estudo utilizou-se de questionários aplicados em três IES do estado de São Paulo.
A universidade exerce um papel marcante e essencial na sociedade. A expectativa é que ela seja algo além de um compartilhamento de informações, mas um locus do pensar. “Um pensamento capaz de não se fechar no local e no particular, mas de conceber os conjuntos, estar apto a favorecer o senso da responsabilidade e o da cidadania” (Morin, 2011, p. 97). A universidade deve oferecer uma educação humana e para isso deveria trabalhar por uma reforma do pensamento.
A fim de verificar da influência da IES na participação em projetos de voluntariado, utilizou-se o modelo de regressão logística. A regressão logística binária é utilizada para descrever o comportamento de uma variável dependente binária e diversas variáveis independentes (Fávero et al., 2009). Aplica-se quando existem dois resultados possíveis em relação a variável estudada. Esse método tem preferencia de utilização nesses casos em função de ser mais robusto e similar a regressão simples, possuindo testes estatísticos diretos, habilidade de incorporar efeitos não lineares.
Tomando-se como base uma IES que empreendeu um programa intencional e institucional para a promoção do voluntariado e alcançou mais de 1.000 participantes em seis anos, a pesquisa comparou através de questionários com estudantes desta e de outras duas IES o engajamento dos respondentes em projetos de voluntariado e se a IES1 obteve resultados diferenciados. Os dados revelaram que o percentual de alunos da IES1 que participaram de projetos de voluntariado promovidos pela instituição (82%) e de alunos que pretende participar em projetos no próximo ano (74%) foram pelo menos 15% superiores.
A IES1 obteve um retorno considerável de seus esforços, alcançando um número maior de estudantes envolvidos nas atividades de voluntariado. Além de servir de confirmação para a IES1 de estar no caminho certo, este estudo visa estimular outras IES a cumprirem seu papel e empreenderem esforços semelhantes, para desta forma devolver a sociedade egressos de seus programas que sejam cidadãos mais conscientes, responsáveis de maneira socioeconômica e preocupados em cumprir seu papel na comunidade.
Calderón, P. A. L. A (2011). A Importância do Voluntariado para Exercitar a Responsabilidade Social nas Empresas. VIII Simpósio de Excelência em gestão e tecnologia. Rio de Janeiro Escobar E. O Voluntariado No Brasil. (2017). Repositório FGV. Ipswich, MA. Fávero, L. P.; Belfiore, P.; Silva, F. L.; Chan, B. L. (2009). Análise de Dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier. Flor, C. A. (2003) Contribuições das atividades não obrigatórias na formação do universitário. Dissertação (mestrado em educação) – Campinas: Universidade Estadual de Campinas.