Resumo

Título do Artigo

Cocriação no Turismo: Uma Agenda de Pesquisa
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Palavras Chave

cocriação
turismo
agenda de pesquisa

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Érika Lichy Lopes
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
2 - Rafaela Almeida Cordeiro
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A geração e entrega de valor tem sido um importante objeto dos estudos em gestão. O mainstream da pesquisa acadêmica enfatiza o esforço das empresas para desenvolver estratégias que entreguem valor ao cliente, ao passo que abordagens mais recentes apontam o engajamento do consumidor como aspecto essencial da geração de valor. O tema cocriação tem sido recorrente nas literaturas nacional e internacional de diferentes áreas; na área de Turismo, a cocriação tem sido discutida como ferramenta de melhoria da experiência do turista e pesquisas sobre o tema têm sido incentivadas.
O trabalho tem como objetivos: (a) identificar os principais temas na pesquisa sobre cocriação no turismo; b) identificar as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas na pesquisa sobre cocriação no turismo; e (c) apresentar uma agenda de pesquisa para futuros estudos sobre essa temática.
A cocriação pode ser entendida como o desempenho de um papel ativo por parte de stakeholders externos à empresa (como consumidores e fornecedores) na criação de valor (Prahalad & Ramaswamy, 2004). Esse processo, principalmente na esfera de negócios B2C, surge em um contexto marcado pela ampla oferta de bens e serviços, o que os torna cada vez mais similares; pela facilidade de acesso à informação e difusão de conhecimento; e pelo desejo de interação dos clientes com a empresa (Prahalad & Ramaswamy, 2003), de modo a gerar maior satisfação.
Foram analisados 49 artigos publicados em dez periódicos internacionais de alto impacto da área de Turismo, considerando-se a última década (2008 a 2018). Os periódicos foram escolhidos com base em relevância e aplicação do tema investigado. O estudo contribui para a área de Turismo na medida em que oferece um mapeamento das publicações e apresenta uma agenda de pesquisas futuras.
Por meio de uma revisão integrativa da literatura, elaborou-se um panorama geral das pesquisas sobre cocriação no turismo, identificando os principais temas, abordagens teóricas e metodológicas utilizados nas pesquisas sobre cocriação no turismo, além de sugerir uma agenda de pesquisa para futuros estudos sobre essa temática.
Foram identificadas lacunas teóricas e metodológicas e elas foram endereçadas sugestões de estudos futuros. Observou-se a lógica de serviço dominante como perspectiva teórica predominantes nas pesquisas, bem como a prevalência de estudos empíricos com dados provenientes de surveys, entrevistas e grupos focais.
Payne, A. F., Storbacka, K., & Frow, P. (2008). Managing the co-creation of value. Journal of the Academy of Marketing Science, 36(1), 83-96. Prahalad, C. K., & Ramaswamy, V. (2004). Co-creation experiences: the next practice in value creation. Journal of Interactive Marketing, 18(3), 5-14. Vega-Vazquez, M., Revilla-Camacho, M. A., & Cossío-Silva, F. J. (2013). The value co-creation process as a determinant of customer satisfaction. Management Decision, 51(10), 1945-1953.