Resumo

Título do Artigo

Benefícios e Desafios da Capacidade Absortiva em Organizações de Serviços e Serviços Educacionais
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capacidade Absortiva
Organizações de Serviços
Serviços Educacionais

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - LISIANE DE CÁSSIA TIER MARTINS
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO (PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO)
2 - Cassiana Maris Lima Cruz
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
3 - Verner Antoni
-
4 - Lisiane Caroline Rodrigues Hermes
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - DACEC

Reumo

Pesquisas sobre o tema ACAP, nos últimos vinte anos, apontam a orientação empírica em estudos voltados ao segmento industrial. Em vista disto abre-se a possibilidade do desenvolvimento de comparações temporais e setoriais e a ocorrência empírica nos segmento de serviços e serviços educacionais. A pesquisa poderá contribuir com estudos da área na medida que propõem a continuidade do desenvolvimento da ACAP e amplia proposições para o entendimento do fenômeno em diferentes organizações no contexto brasileiro.
Explorar a temática ACAP e quais os benefícios e desafios em organizações de serviços e serviços educacionais. Através da revisão sistemática de literatura constituiu-se como objetivo geral analisar os benefícios e desafios do desenvolvimento da ACAP em organizações de serviços e serviços educacionais no segmento analisado. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar a ocorrência de pesquisas em organizações de serviços e serviços educacionais; (ii) sistematizar as discussões dos resultados do estudo e (iii) propor sugestões para novos estudos sobre o tema.
A ACAP é um constructo explorado em pesquisas organizacionais, visto como uma capacidade de gerar conhecimento com a finalidade comercial (Cohen & Levinthal, 1990). Relaciona-se a um processo de aprendizagem capaz de identificar e assimilar conhecimentos do ambiente permitindo reorientar a base de conhecimento focados na geração de valor (Thomas & Wood, 2014). Zahra e George (2002) reformularam o conceito e sugerem quatro dimensões aquisição e assimilação (ACAP potencial); a transformação e aplicação (ACAP realizada). O modelo tem ampla aplicação com ressignificações em diferentes segmentos.
Relacionam-se a ampliação do conceito da ACAP, caraterização em organizações de serviços e serviços educacionais. Os benefícios e desafios demostram dependências e colaborações do desenvolvimento da ACAP. Como desafios a liderança; transformação do conhecimento e conhecimento externo; parcerias, pesquisa e colaboração; rotinas e processos; mecanismos de integração social; autonomia do trabalho e cultura; e mercado e concorrência. Os benefícios resultam no gerenciamento dos desafios relacionados e potencializando êxito estratégico, melhoria do desempenho e vantagem competitiva.
Estudo possui relevância ao contexto acadêmico na medida que contribuem em termos teóricos ao tema. Evolui as discussões num segmento pouco explorado no contexto brasileiro. A sistematização pode estabelecer possibilidades e propor sugestões à realização de agendas de futuras pesquisas a partir da análise do papel da liderança no desenvolvimento da ACAP; fatores críticos dos controles e processos; e desenvolvimento de estudos empíricos objetivando identificar benefícios e desafios da ACAP em organizações de serviços e serviços educacionais brasileiras.
Butler, M.J.R. & Ferlie, E. (2019). Developing Absorptive Capacity Theory for Public Service Organizations: Emerging UK Empirical Evidence. British Journal of Management. Cohen, W. M. & Levinthal, D. A. (1990). Absorptive capacity: a new perspective on learning and innovation. Administrative Science Quarterly. Farrell, C.C. & Coburn, C.E. (2016).Absorptive capacity: A conceptual framework for understanding district central office learning. Journal of Educational Change. Zahra, S. & George, G. (2002). Absorptive capacity:A review, reconceptualization, and extension. Academy of Management Review