Resumo

Título do Artigo

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES: um estudo de caso no agronegócio brasileiro
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Palavras Chave

Aprendizado organizacional
Estratégia
Desenvolvimento de líderes

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Alvany Maria dos Santos Santiago
-
2 - Adriana Nislainy da Silva Brito
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - PETROLINA
3 - Eveline Dias Barreto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - Petrolina
4 - Osvaldo Francisco de Souza
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - PETROLINA

Reumo

A forma como o mundo se comunica de maneira instantânea e massificada, contribuiu para modificar de maneira significativa o modo como as organizações existem. Assistimos à esse processo transformação desde o final do século XX (Fenton & Pettigrew, 2000) e observamos, a partir de então, a imperativa necessidade de que os modelos de gestão das empresas busquem talentos, inovação, e modelos de negócio mais sustentáveis, devido à intensa velocidade de mudança e a presença em mercados cada vez mais competitivos.
O presente estudo de caso apresenta uma iniciativa de gestão de pessoas para Treinamento e Desenvolvido como resposta à este desafio, nomeado de Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL). Realizado por uma empresa familiar, em sua primeira geração, do segmento agrícola com produção em fruticultura irrigada no semiárido brasileiro.
Com o crescimento acelerado de mercado, vivenciado junto o aumento de quadro de pessoal versus o corpo gestor com tempo de casa superior à dez anos, além da implantação do seu primeiro Planejamento Estratégico, o RH da organização necessitou elaborar ações que buscassem equalizar os conhecimentos e alinhar a atuação do corpo gestor estratégico e tático aos objetivos estratégicos do negócio.
O PDL foi desenhado para apoiar coletivamente lideranças em seus processos de autodesenvolvimento e desenvolvimento de habilidades gerenciais, voltadas para a para viabilização do plano estratégico da organização, que tem como objetivo principal ser referência no mercado, em marca e em inovação. O programa se constituiu de cinco encontros, ou seja, cinco módulos com duração de quatro horas cada módulo. O PDL aconteceu através da metodologia AED³ uma sigla em alusão aos eixos da formação: Autoconhecimento, Estratégia, Diagnóstico, Desenvolvimento e Decisão.
Acreditamos que se tenha atingido os objetivos traçados para o programa, facilitando assim a condução do plano estratégico na organização, são indicadores desse resultado os projetos surgidos pós-programa, como a orçamentação para o ano corrente, a implantação do sistema de cargos e salários e o fortalecimento da estrutura e cultura organizacional, aferidos em pesquisas internas, bienalmente.
Constatou-se um resultado positivo frente a aprendizagem e os objetivos do PDL. Contribuindo assim para validação de uma estratégia de TD&E para aquele contexto, fazendo avançar as práticas de gestão de pessoas na região do Vale do São Francisco e impactando positivamente o Líderes e os liderados do negócio, mais alinhado à estratégia e portanto com maiores possibilidades de ser sustentável através do tempo e dos movimentos de mudança tecnológica e de gestão desta época.