Resumo

Título do Artigo

EXISTE UM GAP ENTRE O CONTEÚDO FORMATIVO DA DISCIPLINA DE CONTROLADORIA E O PERFIL EXIGIDO PELO MERCADO DE TRABALHO EM SANTA CATARINA?
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Controladoria
Ensino
Profissão Contábil

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Ellen Carine Mello dos Santos
-
2 - Gabrielle Secchi Hohn
-
3 - Cristiane Zucchi
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO (UNC) - Concórdia
4 - FERNANDO MACIEL RAMOS
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO (UNC) - Unisinos

Reumo

Com enormes responsabilidades perante os gestores, acionistas e fisco, bem como o desempenho correto das atribuições se faz necessário que o profissional de controladoria seja altamente capacitado com amplo conhecimento nas áreas contábil, financeira e administrativa. Neste contexto, destaca-se a importância de uma formação acadêmica sólida e continuada para a inserção do controller no mercado de atuação, para que esteja apto a transformar dados em informações úteis para a tomada de decisões (Oro; Beuren & Carpes, 2013; Oliveira; Perez Jr. & Silva, 2015).
Sendo assim, considerando a demanda das organizações e o perfil exigido pelo mercado de trabalho para a área, esse estudo tem como questão norteadora “a formação acadêmica dos profissionais de controladoria nas IES de Santa Catarina atende as necessidades requeridas pelo mercado de trabalho”? Para responder à problemática, tem-se como objetivo identificar a relação entre os conteúdos formativos abordados na disciplina de controladoria e o perfil dos profissionais da área, exigidos pelo mercado de trabalho.
A controladoria, suas funções, objetivos, e campos de atuação já vêm sendo investigados na área acadêmica, onde é possível citar os estudos de Oro, Beuren e Carpes (2013), Dal Vesco, Daniel e Tarifa (2014), Mulberstedt (2015), Pletsch, Silva e Lavarda (2015), Fernandes e Galvão (2016) e Nunes e Sellitto (2016). A controladoria, como ferramenta de apoio à gestão, é a área responsável por auxiliar e influenciar alterações, oferecer contribuições e maximizar o desempenho, uma vez que contempla a busca por soluções e diretrizes para processos complexos e que exigem planejamento adequado.
Na realização do estudo foi realizada a análise das ementas da disciplina de controladoria de 15 IES catarinenses e levantamento das funções requeridas pelo mercado de trabalho por meio da análise de 45 vagas de oferta de emprego para controllers encontrados por meio de conulta na rede social LinkedIn. Os dados foram categorizados e análises por meio do emprego da análise de conteúdo.
A análise dos resultados demonstrou que o mercado de trabalho está cada vez mais crítico para a contratação de profissionais desta área, exigindo desempenho de funções que não estão previstos especificamente nas ementas da disciplina de controladoria, mas que compõem a formação inerente do bacharel em Ciências Contábeis.
Os resultados do estudo permitem concluir a existência de um gap entre o perfil requerido pelo mercado de trabalho e o conteúdo formativo da disciplina de controladoria. Constatou-se que o mercado requer uma formação acadêmica multidisciplinar no campo da gestão empresarial, em especial, voltado à área de custos, finanças, tributos e análise dos demonstrativos. Um perfil o qual não é formado exclusivamente por uma disciplina, mas sim pelo conjunto de elementos curriculares que compõem a formação do bacharel em Ciências Contábeis.
Ferrari, M. J., Cunha, L. C., Lunkes, R. J., Borgert, A. (2013). O perfil do controller sob a ótica do mercado de trabalho brasileiro. Revista de Informação Contábil, v. 7, n. 3, p. 25-50. Fiirst, C., Pamplona, E., Lavarda, C. E. F., Zonatto, V. C. S. (2018). Perfil do controller e a evolução histórica da profissão no contexto brasileiro. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 37, n. 2, p. 1–20. Carraro, W. B. W. H., Santanna, D. H. W. (2017). The Structure of Controllership Area in Organizations. Revista de Negócios, v. 22, n. 2, p. 23-33.