Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL NA VISÃO BASEADA EM RECURSOS (VBR) DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de Pessoas
Comportamento Organizacional
Estratégia Empresarial

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - JOSIANE RODRIGUES DOS SANTOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Santa Cruz Guarapuava-PR
2 - Márcio Luiz Bernardim
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz - Guarapuava
3 - Sandra Mara De Andrade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz
4 - Sonia Raifur Kos
UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro - Oeste - Campus Santa Cruz - Guarapuava-PR

Reumo

Para auxiliar na busca dos resultados organizacionais, além das competências, os indivíduos podem fazer uso dos recursos. Conforme Barney (1991), a abordagem Visão Baseada em Recursos busca entender porque algumas empresas possuem desempenho superior a outras, por meio dos recursos internos. A busca do sucesso nas organizações é um objetivo que está presente em todos os segmentos, motivo pelo qual é necessário que as competências da equipe de colaboradores correspondam aos interesses da organização.
A questão norteadora deste estudo é: qual é a importância das competências individuais na Visão Baseada em Recursos, VBR, sob a perspectiva dos gestores e colaboradores, para atuação em uma Cooperativa de crédito? Nesse sentido, busca-se contribuir com o entendimento das relações entre Competências e a teoria Visão Baseada em Recursos. O objetivo principal foi identificar as competências no ambiente de uma organização, além de descobrir como essas competências podem ser desenvolvidas de maneira a colaborar para uma organização Cooperativa de crédito.
Foram utilizados além de livros, o levantamento das publicações recentes referentes ao tema competências. Visão baseada em recursos, nas bases de dados: Scopus, Ebsco, Periódicos da Capes, Spell. O conceito adotado nesse estudo foi fundamentado em Fleury e Fleury (2004, p. 30) “saber agir de maneira responsável (...) implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agregam valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. A abordagem da VBR, investiga os recursos e capacidades das empresas em aumentar a sua vantagem competitiva (FERREIRA et al, 2014).
Esta pesquisa caracteriza-se, quanto à forma de abordagem, tanto como quantitativa quanto qualitativa. Quanto aos seus fins, também é considerada como descritiva. Também foi utilizada a abordagem quantitativa, e questionários respondidos por colaboradores das 17 agências da Cooperativa. Nesta pesquisa foi realizado um estudo de caso único. Para a análise quantitativa foi utilizado o Software IBM SPSS, Versão 21. Em relação à abordagem qualitativa com os gestores, foi realizado um grupo focal na reunião gerencial da Cooperativa, com a utilização de perguntas pré-elaboradas.
O estudo foi desenvolvido na Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Centro Sul – Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ. O universo de colaboradores foi de 197, do qual obteve-se uma amostra por adesão de 120, representando as 17 agências pertencentes a essa Cooperativa, com todos os cargos e níveis participantes. Foram realizados o teste de Alpha de Cronbach, Análise Fatorial, Correlações entre Variáveis de Competências e VBR e Regressão. Posteriormente, foi realizada a análise dos Resultados do Grupo Focal realizados com os gestores das agências da Cooperativa.
Os resultados estatísticos obtidos neste estudo permitem inferir que os colaboradores da Cooperativa pesquisada percebem as competências: Trabalho em Equipe, Relacionamento, Foco no Resultado, Flexibilidade, Conhecimento Técnico como importante ou muito importante para o desempenho das atividades na Cooperativa. As competências individuais gerenciais - Liderança, Comunicação e Influência, e Visão e Estratégica, também são presentes e relevantes para o desenvolvimento e efetivo desempenho segundo a pesquisa. As estratégias da Cooperativa de Crédito são orientadas para resultados.
BARNEY, J. B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 07, n. 1, p. 99-120, 1991. FERREIRA, M.A, S.P.V; REIS, N.R; SERRA, F.A.R; COSTA, B.K. Entendendo a Pegada da VBR nos Estudos em Negócios Internacionais:os Últimos Vinte Anos de Pesquisa. BBR Brazilian Business Review, v.11, n.4. Vitória –ES. 2014. FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A.C. Construindo o Conceito de Competências. Revista de Administração Contemporânea. Edição Especial, 2004, p.183-196. Disponível em: . Acesso em: 01 de jun.2019.