Resumo

Título do Artigo

DIMENSÕES ANTECEDENTES DA INOVAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA
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Palavras Chave

Antecedentes
Inovação
Administração Pública

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Herta Camila Fernandes Diógenes Nunes Maia
UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - Roberto Freire
2 - Ahiram Brunni Cartaxo de Castro
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Campus Natal-Central
3 - Cristine Hermann Nodari
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
4 - Wanderson Fernandes Modesto de Oliveira
UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - Av. Roberto Freire
5 - Ana Lucia Brenner Barreto Miranda
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Reumo

A inovação é essencial ao desenvolvimento das economias, inicialmente a partir das organizações privadas. Durante um longo tempo, as organizações públicas eram suporte à inovação através da regulação, financiamento e como consumidor de produtos do setor privado (Røste, 2005). Entretanto, a inovação vem ganhando importância estratégica na gestão pública, pois governos no mundo têm estado sob pressão para responder às demandas dos cidadãos e à crescente complexidade de seus ambientes.
A produção científica sobre a inovação no serviço público ainda é limitada (Santos, Sano & Souza, 2019). Uma das formas de incentivar a produção e comunicação de boas práticas sobre o assunto é por meio da análise de concursos/prêmios de inovação (Adamczyk et al., 2012). Portanto, questiona-se: quais as principais dimensões antecedentes e indutoras da inovação que emergem da administração pública? O objetivo da pesquisa foi mapear as dimensões antecedentes da inovação presentes na administração pública por meio do Concurso Inovação no Serviço Público.
Segundo Vries, Bekkers & Tummers (2016), o processo inovativo pode intensificar a capacidade de resolução de problemas e promover a ambidestria (exploitation e exploration) na administração pública. Para isso, faz-se necessário estimular a relação entre antecedentes ambientais, organizacionais, de inovação e individuais, e os tipos de inovação, pois esses podem conduzir aos resultados de inovação relacionados com a efetividade social na administração pública.
Por meio dos resultados foi identificado que a inovação na administração pública ocorre, predominantemente, na esfera federal e do tipo de processos. As principais dimensões são: “Conhecimento do cliente/beneficiário e do mercado” e “Participação Social” (ambientais); “Gestão estratégica de informações/Padronização de dados e processos”, “Planejamento estratégico” e “Liderança transformadora/ Atitudes pró-inovação de dirigentes” (organizacionais); “Intenção estratégica de inovar” e “Gestão de projetos” (características da Inovação); e “Comprometimento” (individuais).
Com base nesses resultados preliminares, deduz-se a existência de inter-relações entre as dimensões, pois os gestores dos órgãos públicos tem o conhecimento do beneficiário e do mercado; desenvolvem a intenção estratégica de inovar; padronizam dados e processos; incrementam o comprometimento dos envolvidos; e estabelecem a gestão estratégica de informações e comunicação para a sociedade. Outro achado demonstrou que a administração pública se encontra em transformação, de uma cultura mais conservadora, para uma voltada à representação e ampliação da participação social.
Røste, R. (2005). Studies of innovation in the public sector, a theoretical framework. Publin Report D, 16. Santos, L. F. dos, Sano, H., & de Sousa, W. J. (2019). Antecedentes da inovação na gestão pública. Gestão e Sociedade, 13(35), 2870-2900. Adamczyk, S., Bullinger, A. C., & Möslein, K. M. (2012). Innovation contests: A review, classification and outlook. Creativity and Innovation Management, 21(4), 335-360. Vries, H. de, Bekkers, V., & Tummers, L. (2016). Innovation in the public sector: A systematic review and future research agenda. Public Administration, 94(1), 146-166.