Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DA MULHER NAS MUDANÇAS DO CLIMA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

justiça climática
igualdade de gênero
desenvolvimento humano

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Marcelo Wilson Furlan Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Nova Andradina
2 - Octaviano Rojas Luiz
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Faculdade de Engenharia de Bauru
3 - Fernanda Pereira Sartori Falguera
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Bauru-SP
4 - Vanessa Aparecida da Silva Ferrari
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Bauru-SP
5 - Enzo Barberio Mariano
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Faculdade de Engenharia de Bauru

Reumo

Mulheres e homens apresentem papéis diferentes no que tange as mudanças climáticas. Esta atuação ocorre por intermédio de organizações dentro de um contexto de responsabilidade social corporativa. Os gêneros tanto influenciam as ações de mitigação e adaptação de maneira única quanto recebem os efeitos das mudanças climáticas com intensidades diferentes.
Assim, o objetivo presente neste artigo é a proposição de um framework teórico para justiça climática sob a perspectiva de gênero, que relacione os principais conceitos que cercam o tema. Para isso, foi realizada uma análise bibliométrica com o auxílio dos softwares R e VOS Viewer.
A partir dos conceitos da Teoria das Capacidades do economista Amartya Sen (SEN, 2001), foram observadas cinco liberdades individuais aplicadas ao contexto de mudanças do clima (ALVES; MARIANO, 2018) para análise de gênero. Dessa forma, as discussões se basearam na literatura emergente sobre estudos empíricos que relacionam mulher e mudanças climáticas (AHMED, 2016; MCKINNEY; HOSSAIN et al., 2017) a fim de alcançar o objetivo proposto no artigo.
Além de descrever a tendência no número de publicações, principais autores, revistas e países que pesquisam o tema, este artigo analisa um mapa de palavras-chave, identificando seis clusters temáticos na literatura: Woman, Adaptation, Farmer, Health, Climate change impact e Climate change vulnerability. O framework, baseado nos resultados da análise bibliométrica, descreve a interação do papel da mulher em ações climáticas com base na Teoria das Capacidades e a influência dos efeitos das mudanças climáticas sobre o bem-estar e as capacidades da mulher.
Os resultados indicam que as pesquisas na área de estudo em maior medida relatam casos de mulheres vulneráveis que buscam adotar ações de adaptação às mudanças do clima no ambiente familiar e na comunidade em que vivem a fim de diminuir sua vulnerabilidade em circunstâncias tais como: seca, fome, baixa renda e agricultura de subsistência. Conclui-se que há uma relação teórica cíclica em que os efeitos climáticos tanto influenciam quanto são influenciados por aspectos de gênero.
HOSSAIN, M., FAROOQUE, O.A., MOMIN, M. A. ALMOTAIRY, O. Women in the boardroom and their impact on climate change related disclosure. Social Responsibility Journal, v. 13, n. 4, p. 828–855, 2017.