Resumo

Título do Artigo

Competências Socioemocionais na Ação Gerencial: um estudo exploratório no INSS.
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Palavras Chave

competências socioemocionais
ação gerencial
INSS

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - José Wilker de Lucena Macêdo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Doutorado em Administração PPGA
2 - Anielson Barbosa da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração

Reumo

As Competências Socioemocionais (CSE) são capacidades baseadas na Inteligência Emocional (IE) e Social que resultam em desempenho superior na vida e no trabalho. Estudos sobre as CSE no contexto gerencial demonstram que tais competências conseguem prever melhor o desempenho superior que competências cognitivas (BAR-ON, 2006; BOYATZIS, GOOD, MASSA, 2012). Embora existam modelos de IE e de CSE amplamente utilizados internacionalmente, tais modelos não podem ser aplicados em contextos diversos do contexto em que foram desenvolvidos (BOYATZIS, GOOD, MASSA, 2012; MAYER, SALOVEY, CARUSO, 2002).
Aspectos culturais influenciam a forma como desenvolvemos e expressamos em ação as CSE, portanto, surge a questão de pesquisa: que CSE são exigidas no contexto gerencial brasileiro? Este artigo objetiva identificar as competências socioemocionais necessárias à ação gerencial no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Segundo Boyatzis, Good e Massa (2012), existem três tipos de competências que determinam o desempenho superior: (1) competências cognitivas, como pensamento sistêmico e reconhecimento de padrões; (2) competências de inteligência emocional (IE), tais como a autoconsciência emocional e autocontrole emocional; e (3) as competências de inteligência social, incluindo consciência social, gestão de relacionamentos e competências gerenciais, tais como empatia e trabalho em equipe.
Este estudo possui natureza exploratória e abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com com 16 gerentes de uma das filiais da instituição localizada no Nordeste brasileiro. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foram realizadas duas seções de entrevistas em grupo utilizando a estratégia de grupo focal. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para categorizar as CSE que compõem o modelo proposto.
Foram identificadas e descritas cinco dimensões de Competências Socioemocionais (CSE) necessárias à ação gerencial no contexto gerencial brasileiro: Consciência Emocional, Autocontrole Emocional, Regulação Emocional, Consciência Social e Criatividade Emocional. Percebe-se que a forma de expressar emoções pelo brasileiro é muito peculiar, e por isso as CSE necessárias ao contexto europeu ou americano podem diferir das CSE necessárias ao contexto brasileiro.
Quando as CSE dos gerentes são desenvolvidas, o impacto desse desenvolvimento alcança várias pessoas. A criatividade emocional surge como dimensão do modelo de CSE de forma inédita. A escolha dos sujeitos participantes desta pesquisa é relevante, pois estas pessoas possuem atribuições que demandam a mobilização das competências de outros. Este estudo aponta competências socioemocionais essenciais a ação gerencial no serviço público por meio de um modelo de CSE que pode ser utilizado para fundamentar a gestão estratégica de pessoas e compreender o que determina o desempenho gerencial superior.
BAR-ON, Reuven. The Bar-On model of emotional-social intelligence (ESI). Psicothema, v. 18, p. 13-25, 2006. BOYATZIS, R. E.; GOOD, D.; MASSA, R.. Emotional, social, and cognitive intelligence and personality as predictors of sales leadership performance. Journal of Leadership & Organizational Studies, v. 19, n. 2, p. 191-201, 2012. MAYER, J. D.; SALOVEY, P.; CARUSO, D. R. Inteligência emocional como Zeitgeist, como personalidade e como aptidão mental. In: BAR-ON, R.; PARKER, J. D. A. Manual de inteligência emocional, Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. p. 81-98.