Resumo

Título do Artigo

O NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE CONSUMO CONSCIENTE DO CIDADÃO PAULISTANO
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Palavras Chave

consumo consciente
sustentabilidade
conhecimento

Área

Marketing

Tema

Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Anderson Filipe Rosa
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - PPGA
2 - Sandra Milena Ortega Restrepo
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ECA - USP - ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES
3 - Michele Medeiros Martins de Almeida
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ECA - USP - ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES
4 - Cilene dos Anjos Marcondes
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - USP- SP
5 - Sophia Celine Vieira de Souza
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola de Educação Física e Esporte

Reumo

Consumir de forma consciente é comprar produtos ou serviços, considerando os aspectos sustentáveis que envolvem sua produção e comercialização. Para tanto, a definição de consumo consciente adotada nesta pesquisa engloba a sustentabilidade segundo Elkington (1999), que propõe o equilíbrio entre três pilares: ambiental, econômico e social. O estudo permitiu identificar quais aspectos o cidadão associa ao consumo consciente, o perfil dos cidadãos com maior nível de conhecimento sobre consumo consciente e de que maneira esse conhecimento está distribuído nos três pilares da sustentabilidade.
Este estudo é relevante para melhor compreensão do nível de conhecimento do consumidor contemporâneo a respeito do consumo consciente e o discurso daqueles que manifestam sua preocupação pelos efeitos de suas compras, tal como vem sendo pesquisado por autores como Reisch et.al.(2013); Portilho (2005); entre outros. Os objetivos específicos compreendem: verificar os aspectos que o cidadão associa ao consumo consciente, identificar o perfil dos cidadãos com maior nível de conhecimento sobre este consumo e identificar como o conhecimento está distribuído nos três pilares da sustentabilidade.
Com debate e mobilização crescentes, surge um novo tipo de consumidor que age com consciência ambiental e avalia as consequências negativas de suas atitudes (Stern, 2000), incorporando as crenças e valores ambientais no momento da compra e reconhecendo que seus comportamentos são ambientalmente relevantes (Stern, 2000). Os consumidores socialmente responsáveis consideram as consequências públicas do consumo privado e que acreditam que com o seu poder de compra poderão promover uma modificação social. (Webster, 1975). Soma-se o aspecto econômico, dificilmente separável.
Na pesquisa aplicou-se um questionário survey online com 38 questões, 1 múltipla escolha, 25 questões de escala Likert e demais questões de cunho sociodemográfico para aferição do perfil da amostra, para responder os objetivos elencados. A amostra constituiu-se em 224 respondentes válidos. No software SPSS® Versão 21, foram geradas as frequências absolutas e relativas, testes Qui-Quadrado envolvendo os aspectos do consumo, conhecimentos sobre os pilares e questões sociodemográficas, e um score por respondente para classificá-los quanto ao nível de conhecimento sobre consumo consciente.
Com base nos resultados encontrados, o conhecimento a respeito do consumo consciente entre os cidadãos da Região Metropolitana de São Paulo está concentrado nas práticas ambientalmente responsáveis. A consciência ambiental, por ser o aspecto abordado há mais tempo apresenta um alto grau de conhecimento dos cidadãos, os outros dois pilares ainda precisam de maior difusão. Os aspectos sociais e econômicos ainda precisam ser mais divulgados e debatidos para ampliar a compreensão dos cidadãos sobre o consumo consciente de forma integral.
A absoluta maioria dos respondentes possui alto nível de conhecimento acerca do consumo consciente, contudo as pessoas não associam ao consumo consciente aspectos importantes da sustentabilidade, como é o caso de investimento nas comunidades e transparência das empresas, que foram apontados por, respectivamente, 32,6 % e 39,3% da amostra. Aspectos que não são aferidos ao consumo consciente, como é o caso de qualidade e preço, foram apontados por 75,4% e 75,0% da amostra respectivamente. O aspecto impacto ambiental está presente em 85,3% de respostas.
PORTILHO, F. Sustentabilidade Ambiental, Consumo e Cidadania. SP: Cortez, 2005. REISCH, L et al. Sustainable food consumption: an overview of contemporary issues and policies. Sustainability: Science, Practice and Policy, 2013. ELKINGTON, J. SUSTENTABILIDADE – Canibais com Garfo e Faca, 1999. STERN, P. C. New environmental theories: toward a coherent theory of environmentally significant behavior. Journal of social issues, 2000. WEBSTER JR, F. E. Determining the characteristics of the socially conscious consumer. Journal of Consumer Research, v.2, 1975.