Resumo

Título do Artigo

E AGORA, QUAL O NOSSO PROPÓSITO NO MUNDO? INOVAÇÃO SOCIAL CORPORATIVA NA EMPRESA MERCUR S.A.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Caso de ensino
Inovação social corporativa
Sustentabilidade

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Roselei Haag
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - São Leopoldo
2 - Gabriela Zanandrea
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Claudia Cristina Bitencourt
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Este caso de ensino busca proporcionar uma reflexão sobre Inovação Social Corporativa, um tema emergente e que tem recebido cada vez mais espaço nos debates acadêmicos e empresariais. Para tanto, apresenta-se a situação vivida pela empresa Mercur S.A. que a partir de um descontentamento com seu impacto no mundo resolveu mudar sua forma de agir. A empresa adotou uma série de práticas, buscando maior integração com a sociedade e redução de seus impactos negativos, cujas mudanças perpassam não apenas a sua estrutura, mas muito mais que isso, está se tornando parte de sua cultura.
Pensando cada vez mais no seu papel para a sociedade, as organizações empresariais têm se concentrado no desenvolvimento de soluções inovadoras para as necessidades sociais. A partir disso, surge o conceito de inovação social corporativa, que se refere ao desenvolvimento e implementação de novas ideias que envolvem desafios sociais ao mesmo tempo em que buscam gerar valor para a empresa. Desta forma, este caso de ensino objetiva lançar um olhar sobre as práticas de inovação social corporativa adotadas pela empresa Mercur S.A., com sede no município de Santa Cruz do Sul/RS.
Para a elaboração deste caso de ensino foram utilizadas informações disponibilizadas no website oficial da empresa, bem como, através de entrevistas e observações realizadas durante visita técnica.
Esse caso de ensino pode ser utilizado por cursos de graduação e pós-graduação em Administração, especialmente em disciplinas que tratem de Inovação e Empreendedorismo, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, ou outras cujo foco seja o estudo do impacto social das ações empresariais, visando consolidar conhecimentos teóricos desta abordagem no estudo da Inovação Social Corporativa.
ESEN, A; MADEN-EYIUSTA, C. Delineating the concept of corporate social innovation: toward a multidimensional model. International Journal of Entrepreneurship and Innovation Management, v. 23, n. 1, p. 23-45, 2019. HERRERA, M. E. B. Creating competitive advantage by institutionalizing corporate social innovation. Journal of Business Research, v. 68, n. 7, p. 1468-1474, 2015. HOWALDT, J. et al. Mapping the World of Social Innovation: A Global Comparative Analysis across Sectors and World Regions, a deliverable of the project. Social Innovation: Driving Force of Social Change (SI-DRIVE), 2016.