Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA AÇÃO DE ATORES SOCIAIS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA ARENA DE ATORES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Proposta de metodologia de pesquisa
Análise de implementação de políticas públicas
Arena de Atores

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Ives Romero Tavares do Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Herton Alexandre Santos Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
3 - Vanessa da Silva Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte

Reumo

Este artigo aplicado tem como objetivo apresentar uma proposta de aplicação da metodologia da Arena de Atores, de abordagem qualitativa, ainda pouco utilizada no Brasil. Empregada numa pesquisa de doutorado em Administração, que identificou e discutiu as bases político-institucionais de criação de uma nova universidade pública no interior do país, a Arena de Atores tem o propósito de contribuir com as técnicas de análise de dados que se propõem a discutir implementação de políticas públicas, por exemplo.
A pesquisa nasceu da sensibilização à chegada de um novo campus universitário de uma Instituição Federal de Ensino Superior no ano de 2006, desmembrada de sua sede e transformada em instituição universitária federal autônoma no ano de 2013. A investigação debruçou-se sobre a iniciativa político-institucional de criação da nova instituição, de maneira a entender por que motivo o Estado nacional apostou numa estrutura organizacional e pedagógica pautada por condicionantes regionais. Nesse processo, outros atores não convencionais participaram, como membros da sociedade local.
Para se compreender as nuances desse processo, a metodologia empregada não foi suficiente. Era preciso complementar a abordagem qualitativa com uma metodologia pouco usual: a Arena de Atores, que recria um mapa analítico de atores, conflitos, visões, interesses e alianças em torno de um mesmo objeto. Esse mapa, por sua vez, é admitido como uma ferramenta metodológica de análise de dados no campo dos estudos organizacionais. Para a pesquisa, foi fundamental para se analisar, em profundidade, a complexa tessitura de atores sociais e suas negociações em torno da criação da nova universidade.
O fundamento da Arena de Atores residiu na observância dos múltiplos fluxos de Kingdon (1995) como a tarefa inicial de montagem da esquematização gráfica desses campos de luta e poder. No que toca à criação da nova universidade, identificou-se ser possível situá-la em três momentos distintos, identificados como arenas: a Arena da Incorporação (entre os anos de 2002 e 2005), a Arena da Interiorização (entre os anos de 2006 e 2011) e a Arena do Desmembramento (entre os anos de 2011 e 2013). Para cada uma, foram elaborados os formatos da respectiva estruturação.
De maneira sintética, a pesquisa-base revelou que dois grupos de atores foram mais presentes na criação da nova universidade analisada: os agentes políticos (lotados nas sedes dos poderes da República em Brasília/DF) e os agentes públicos lotados no campus avançado, considerados participantes locais. Mas é necessário informar que o caráter regional da instituição criada só foi possibilitado porque estes oportunizaram canais de participação para que a sociedade civil e o tecido produtivo do território onde a IFES está inserida pudessem atuar. As Arenas de Atores foram úteis para essa análise.
Este artigo aplicado teve como objetivo central contribuir com o conhecimento de metodologias de análise qualitativa de fenômenos organizacionais, muito comuns no campo de estudo da Administração, diante da utilidade da Arena de Atores para se conhecer a ação de múltiplos atores em processos de implementação de políticas públicas. Portanto, sua principal contribuição tecnológica é a de contribuir para a aplicação e expansão de novas metodologias de análise de política pública, muito requeridas no âmbito da Administração Pública. Além disso, apresenta formas de se replicar tal possibilidade.