Resumo

Título do Artigo

Impacto da Internacionalização na Necessidade de Capital de Giro das Empresas Brasileiras de Capital Aberto
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capital de giro
Internacionalização
Crise econômica

Área

Finanças

Tema

Gestão Financeira

Autores

Nome
1 - Arthur Antonio Silva Rosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
2 - Vitor Fonseca Machado Beling Dias
-

Reumo

O planejamento do capital de giro é essencial para a longevidade das organizações de modo que, quando mal executado, pode levar as empresas à falência (Smith, 1976; Nazir & Afza, 2009). A internacionalização permite que as empresas alcancem novos mercados, podendo ser fonte de vantagem competitiva, diminuindo a dependência do mercado de origem e além disso, podendo aumentar a rentabilidade da empresa alvo do processo desse processo (Wu et al., 2016).
O problema de pesquisa deste estudo é: Qual a relação entre a internacionalização e a necessidade de capital de giro das empresas brasileiras listadas na B3? E o objetivo é analisar se empresas mais internacionalizadas possuem uma maior necessidade de capital de giro, tendo como amostra as empresas brasileiras de capital aberto no período de 2010 a 2018.
Com base nas teorias Upstream-Downstream, Uppsala Internationalization Model e Pecking Order, infere-se que haja uma relação entre a necessidade e capital de giro e a internacionalização (Johanson & Wiedersheim‐Paul, 1975; Myers & Majluf, 1984; Kwok & Reeb, 2000).
A amostra da pesquisa consiste em empresas brasileiras de capital aberto e as bases de dados utilizadas foram: Economatica®, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e J.P. Morgan. Foi realizada uma regressão linear múltipla, com efeitos fixos e dados em painel, no período de 2010 a 2018.
A regressão mostrou uma relação significativa e positiva entre a internacionalização, através da proxy importação. As proxys para internacionalização dívida em moeda estrangeira e emissão de ADR não apresentaram significância estatística. Também há uma relação significativa e negativa entre os períodos de crise e a necessidade de capital de giro das companhias, porém, a interação entre períodos de crise e emissão de ADR mostrou uma relação significante e positiva com a necessidade de capital de giro (NCG).
Há uma relação positiva entre internacionalização e a necessidade de capital de giro das empresas brasileiras. Além disso, as empresas utilizam o estoque como forma de compensar os imprevistos na entrega de produtos/insumos importados. A crise econômica diminui a NCG das companhias, entretanto, empresas mais internacionalizadas tendem a destacar nesses períodos.
Nazir, M. S., & Afza, T. (2009). Working capital requirements and the determining factors in Pakistan. IUP Journal of Applied Finance, 15(4), 28. Smith, K. V. (1973). State of the art of working capital management. Financial management, 50-55. Johanson, J., & Wiedersheim‐Paul, F. (1975). The internationalization of the firm—four swedish cases 1. Journal of management studies, 12(3), 305-323.