Resumo

Título do Artigo

Impacto Social da Pesquisa de Iniciação Científica: evidências de uma instituição de ensino comunitária
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Palavras Chave

Pesquisa de Iniciação Científica
Impacto Social
Desenvolvimento Regional

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Simone Sehnem
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó
2 - Fábio Lazzarotti
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Mestrado Profissional em Administração

Reumo

O impacto social ou impacto societal da pesquisa (Godin & Dore, 2005) tem sido tema objeto de discussão (Pulido, Redondo-Sama, Sordé-Marti e Flecha, 2018) em diferentes contextos organizacionais (Lima & Wood Jr., 2014). Investir em pesquisa, é compreendido por muitos com sendo um investimento (Wood Jr., Costa, Lima & Guimarães, 2016). Por outros é compreendido como um gasto que não gera retorno imediato (Bonelli & Pessoa, 1998). E, portanto, torna-se um quesito questionado para avaliação da necessidade/prioridade de investimentos financeiros substanciais das instituições.
Baseado no pressuposto empírico de que a pesquisa de iniciação científica gera impacto social, este estudo tem como objetivo analisar o impacto da pesquisa de Iniciação Científica (I.C.) no desenvolvimento regional e na sociedade. Conforme Pulido et al. (2018), o impacto social da pesquisa geralmente é mensurado a partir de resultados científicos produzidos. Lima e Wood Jr. (2014), por sua vez, destacam que o impacto da pesquisa pode ser mensurado via pilar financeiro e econômico, atratividade e imagem das instituições de ensino.
O impacto social também está associado a geração de conhecimento e realização de atividades capazes de trazer benefícios para a sociedade (Wood Jr. et al., 2016). A pesquisa impacta em diferentes domínios, como por exemplo, no risco na agrícola e no risco para a saúde (Pulido et al., 2018). Godin e Dore (2005) desenvolveram uma avaliação do contributo da ciência para a sociedade. Esses autores identificaram indicadores de impacto da ciência, desenvolvendo uma tipologia de impactos que inclui onze dimensões, entre elas o impacto na sociedade.
Este estudo fez uso do método estudo de caso para compreender o impacto social da pesquisa da pesquisa IC na sociedade. O caso selecionado representa uma instituição de ensino superior comunitária que possui 50 anos de história no sul do Brasil. Atualmente possui aproximadamente 21 mil alunos em formação. Desde o início de suas atividades, já contribui na formação de 48.596 alunos (entre 1974 e 2018) , sendo que destes 28.801 cursaram graduação, 28.337 especialização, 464 mestrado e 36 doutorado (em formação entre 2017 a 2019).
Na percepção dos bolsistas, os principais impactos, em ordem de relevância para os pesquisados são: conhecimento certificados, relacionamento com a comunidade científica, formação, relacionada ao ensino, geração de inovações, relacionadas ao mercado, políticas públicas, relacionada a influência sobre diretrizes de governo, presença na mídia, relacionada a disseminação de conhecimento. Para os docentes o impacto consiste nos seguintes aspectos: melhoria dos resultados voltados a sociedade, saúde, economia ou meio ambiente, efeitos prováveis da pesquisa no mundo real, conhecimentos mobilizados
Os resultados notabilizam que esse impacto existe, é percebido por alunos e docentes. Especialmente está associado a quesitos de desenvolvimento pessoal do sujeito, de progresso técnicos/metodológico/profissional, a inserção no mercado de trabalho e aos efeitos prováveis da pesquisa no mundo real. O processo de pesquisa congrega um arsenal de conhecimento técnicos, metodológicos, ferramentais, laboratoriais, humanistas, interpessoais, que geram um legado difícil de ser mensurado. Constroem uma base para formação de cidadãos conscientes, responsáveis, comprometidos, líderes.
Lima, G. M. R., & Wood Jr., T. (2014). The social impact of research in business and public administration. Revista de Administração de Empresas, 54(4), 458-463. Pulido, C. M., Redondo-Sama, G., Sordé-Martí, T., & Flecha, R. (2018). Social impact in social media: A new method to evaluate the social impact of research. PLOS ONE, 13(8), e0203117.doi:10.1371/journal.pone.0203117 Wood Jr., T., Costa, C. C. M., Lima, G. M. R., & Guimarães, R. C. (2016). Impacto Social: Estudo sobre Programas Brasileiros Selecionados de Pós-graduação em Administração de Empresas . RAC, 20(1), 21-40.