Empresas Familiares
Balanceamento das Empresas
Balanced Family Business
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Abordagens sociais, organizacionais, cognitivas e históricas em Estratégia
Autores
Nome
1 - Camilla Carvalho UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
2 - Oderlene Vieira de Oliveira UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Edson Queiros
3 - Cícero Luiz Carvalho Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Benfica
Reumo
Os estudos abordam que os negócios familiares são considerados um sistema único que produzem melhores resultados se analisados pela completude dos seus elementos. A literatura existe até então, analisam o sistema familiar com base em três subsistemas, quais sejam: família, sócio e negócio. No entanto, a literatura aponta para a existência de outro subsistema, que é composto por indivíduos-chave, que são aqueles que atuam de forma decisiva nesses subsistemas.
Até o momento não foram encontrados estudos que considerassem todas essas perspectivas (sócios, família e stakeholders) em um único framework. Nesse sentido, a presente pesquisa visa responder a seguinte questão de pesquisa: Quais os principais subsistemas que devem ser considerados na análise do sistema empresa familiar? O objetivo geral consiste em propor um framework de balanceamento das empresas familiares.
A Teoria dos Stakeholders, que considera que as empresas são formadas pelas relações entre o grupo de indivíduos que podem afetar ou serem afetados por ela (FREEMAN, 2010; JONES, 1995; WALSH, 2005), embasou a inserção do subsistema inserção “indivíduos-chave” no sistema “empresas familiares” que até então só considerava os subsistemas “família”, “sócio” e “negócio”.
Outro ponto é a analise das empresas familiares por meio de uma visão sistêmica, pois no seu caso para controlar aspectos internos e definição de estratégias as pesquisas precisam integrar todos os subsistemas que a compõem e não em visão fragmentada (CAPRA, 2006; DE ARAUJO; BUCHER‐MALUSCHKE, PEDROSO, 2016; NICHOLS; SCHWARTZ, 2009).
Como conclusão da pesquisa se disponibiliza um framework de balanceamento das empresas familiares, intitulado Balanced Family Business (BFB).
BJUGGREN, C. M.; JOHANSSON, D.; SJÖGREN, H. A note on employment and gross domestic product in Swedish family-owned businesses: A descriptive analysis. Family Business Review, v. 24, n. 4, p. 362-371, 2011.
DE ARAUJO, T. RPP; BUCHER‐MALUSCHKE, J. SNF; PEDROSO, J. S. Systemic principles in the study of family businesses. Systems Research and Behavioral Science, v. 33, n. 2, p. 259-264, 2016.
GERSICK, Kelin E.; FELIU, Neus. Governing the family enterprise: Practices, performance, and research. The SAGE handbook of family business, p. 196-225, 2014.