Resumo

Título do Artigo

Mulheres na política: Uma revisão sistemática da produção científica internacional
Abrir Arquivo

Palavras Chave

mulheres
política
Revisão sistemática

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Genero, Diversidade e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Camilla Fernandes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
2 - Samantha Frohlich
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
3 - Mariane Lemos Lourenço
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM-UFPR

Reumo

A política atrela-se a uma questão de poder e, sabe-se que quando se coloca a problemática homem versus mulher, há grande desvantagem e vulnerabilidade em jogo por parte das mulheres haja vista que, apesar de existir um grande progresso quanto à inclusão e igualdade as mulheres ainda enfrentam discriminação, marginalização e exclusão (ONU, 2016). Considerando o percentual feminino da população geral, as mulheres encontram-se atualmente sub-representadas em todos os tipos de posições políticas em todo o mundo (PIPPERT; COMER, 1998; CHATTOPADHYAY; DUFLO, 2004; ROMERO; KERSTENETZKY, 2015).
Perante o exposto, o objetivo geral desse artigo é verificar o panorama das publicações relacionadas à atuação de mulheres na política disponíveis na base de dados internacional Web of Science no período de 2014 a 2018.
As mulheres quando inseridas no ambiente político enfrentam uma série de desafios voltados à questões históricas arraigadas que opõem-se às suas suas permanências e tentativas de alterações da lógica dominante (LEE,2018; ZAKAR;ZAKAR;HAMID,2018). Com uma maior representação será possível verificar o surgimento de maior diversidade de pensamentos, novas vozes, políticas e aspirações que não sejam enviesadas a um público específico considerando-se que o gênero dos representantes possui relevante papel quanto às políticas formuladas (CHATTOPADHYAY;DUFLO,2004;BEAMAN et al.,2009;GRANT et al.,2018).
O presente estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática qualitativa da literatura (TRANFIELD; DENYER; SMART, 2003). Entre os meses de janeiro a junho de 2019, realizou-se uma revisão de literatura com apoio de análise sistemática em bases de dados internacionais com os termos descritores “female politician” delimitando-se o período de pesquisas para as realizadas nos últimos 5 anos, de janeiro de 2014 até dezembro de 2018. Dos 324 artigos, 278 foram descartados por não serem condizentes à temática pesquisada, finalmente, 46 artigos foram analisados no total.
Quando as mulheres na política são focos de estudos, diversos são os interesses de análise, relacionando o tema principal com diferentes questões. As áreas de ciência política, estudos organizacionais, estudos de gênero, comunicação e economia são as que mais abordam o assunto, todavia, foi possível verificar que mesmo que a temática venha sendo cada vez mais debatida, nenhum dos trabalhos selecionados buscou explorar questões subjetivas às mulheres que escolhem se inserir nesse ambiente predominantemente masculino, verificando-se então uma lacuna de pesquisa a ser preenchida.
Notou-se solidez referente ao tema, identificando-se que a maioria dos artigos existentes tratam de questões de gênero, estereótipos e sub-representação. Os artigos analisados buscaram discutir as dificuldades enfrentadas pelas mulheres em tal ambiente e, foi possível verificar contribuições relevantes como: mulheres têm menos probabilidade de concorrer a cargos legislativos, que existe uma necessidade de ampliar as perspectivas do empoderamento político das mulheres delineando novas estratégias e que, mulheres atuando em tal ambiente são cruciais para o desenvolvimento da área.
BEAMAN et al.,2009 CHATTOPADHYAY; DUFLO, 2004 GRANT et al.,2018 LEE, 2018 ONU, 2016 PIPPERT; COMER, 1998 ROMERO; KERSTENETZKY, 2015 TRANFIELD; DENYER; SMART, 2003 ZAKAR;ZAKAR;HAMID,2018