Resumo

Título do Artigo

ESTÍMULOS MOTIVACIONAIS E SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: ESTUDO REALIZADO COM SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS
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Palavras Chave

Satisfação
Motivação
Percepção

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Marucelle de Alcântara Bonifácio
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
2 - Hermann Hrdlicka
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCSA -Departamento de Gestão Pública
3 - Cinthia Moura Frade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - Campus VII, Patos-PB.
4 - Mariana Ferreira Pessoa
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I
5 - Heverton Felinto Pedrosa de Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus João Pessoa

Reumo

A satisfação no trabalho desponta como um tema de interesse relevante no âmbito científico, dedicada à gestão recursos humanos. Este estudo se propõe a contribuir para a compreensão da percepção de servidores públicos da Prefeitura Municipal de Cacimba de Dentro-PB lotados na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, no que se refere aos estímulos motivacionais e a satisfação no trabalho. Mais especificamente, buscamos lidar e apresentar como as duas variáveis se relacionam, quais são os fatores motivadores e condicionantes da satisfação dos servidores no contexto de trabalho.
Se faz mister investigar empiricamente a percepção dos servidores sobre estímulos motivacionais e satisfação no trabalho. É nessa percepção que o problema da pesquisa configura-se. Procura-se responder à seguinte pergunta orientadora: qual o nível de satisfação no trabalho dos servidores públicos no município de Cacimba de Dentro-PB como efeito dos estímulos motivacionais percebidos? Assim, é objetivo geral da presente pesquisa conhecer o nível de satisfação no trabalho dos servidores públicos no município de Cacimba de Dentro-PB como efeito dos estímulos motivacionais percebidos.
Com intuito de apresentar um arcabouço teórico sobre a temática central desse estudo, a presente sessão versa sobre a motivação e a satisfação no trabalho, por meio de discussões que se sustentam em diferentes autores no que se refere aos conceitos e modelos teóricos centrais dos assuntos em destaque. Entretanto, os estudos realizados em organizações têm a propositura de compreender a motivação dos funcionários e auxiliar os gestores a enfrentarem os problemas correlatos, mirando o desenvolvimento empresarial (ALVES; BINDER, 2014; SILVEIRA; STIPP; MATTOS, 2014; CHIUZI et al., 2012).
Para a elaboração da pesquisa foi utilizada a metodologia descritiva, de campo e abordagem quantitativa, com uma amostra por acessibilidade. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado presencialmente composto por 16 assertivas com o uso da escala do tipo Likert de cinco pontos. Deu-se o registro das respostas dos participantes na forma de banco de dados do IBM SPSS Statistics 20. Foram elaboradas as análises descritivas, com a apresentação da Média e Desvio-Padrão das variáveis destacadas. E efetuadas as análises fatoriais de KMO, Bartlett e Alpha de Cronbach no instrumento.
Destacou-se um predomínio positivo dos fatores higiênicos (extrínsecos) como fatores que previnem a insatisfação, confirmando que servidores públicos no município de Cacimba de Dentro-PB possuem um relacionamento favorável e relevante com os colegas da equipe trabalho, com chefias, direção e coordenação, visto que as médias identificadas nas variáveis de relacionamento se destacaram com valores muito acima da média geral (3,57). Os fatores motivacionais (intrínsecos), que geram satisfação, também se destacaram com relação à medida geral da média da amostra.
Como conclusões, verificou-se que os servidores estão parcialmente satisfeitos no trabalho com média 3,57 da amostra, que os estímulos motivacionais possuem um efeito profundo e assente no nível de satisfação e que as assistências oferecidas para garantir a saúde e segurança do servidor dentro da organização e a quantidade de treinamento oferecida é uma debilidade existente, apresentando-se com impacto negativo na percepção dos participantes.
BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. BERGUE, S. T. Gestão de Pessoas em Organizações Públicas. 2. ed. Caxias do Sul: Educs, 2007. HERZBERG, F. The motivation to work. Nova York: Wiley, 1959. IBGE. PNAD Contínua: relatório sobre M.T.B.. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. LACOMBE, F. Recursos Humanos: princípios e tendências. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. MASLOW, A. Motivation and Personality. 2. ed. New York: Harper & Row, 1970. VROOM, V. H. Work and motivation. New York: Witey, 1964.