Resumo

Título do Artigo

O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS E O DESEMPENHO PROFISSIONAL DE FUNCIONÁRIOS EM UMA IES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

BYOD
Dispositivos móveis
Instituição

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Graziela dos Santos Salvi
-
2 - David Lorenzi Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Reumo

Os avanços tecnológicos estão moldando novas estruturas organizacionais e torna-se cada vez mais comum funcionários utilizando dispositivos móveis para fins pessoais e de trabalho. Esta tendência é conhecida frequentemente como “bring your own device” (BYOD) ou “traga o seu próprio dispositivo”. Esses funcionários almejam o uso de dispositivos móveis para auxílio do desempenho de suas atividades profissionais.
O objetivo da pesquisa é analisar os aspectos que se refletem no desempenho profissional decorrente do uso de dispositivos móveis em uma instituição de ensino superior.
Os novos funcionários, chamados de geração Y estão trazendo consigo a necessidade de conexão tecnológica e cultural voltada para a informação em tempo real. É importante se tornar uma empresa ágil que tenha capacidade de se adequar rapidamente as mudanças que ocorrem nos ambientes profissionais, se adequando aos avanços que a tecnologia móvel proporciona.
Analisar os aspectos que se refletem no desempenho profissional decorrente do uso de dispositivos móveis em uma instituição de ensino superior.
O uso dos dispositivos móveis pode complementar as ações dos servidores frente aos desafios que as IES enfrentam atualmente, ou seja, trás maiores possibilidades de interação, comunicação, participação, troca, colaboração entre os envolvidos, viabilizando a criação de um ambiente profissional melhor. Porém, o suo do BYOD precisa ser melhor administrado pelos representantes legais, pois na empresa estudada mais da metade dos servidores responderam que não há regras e que se pode utilizar o dispositivo da forma que bem desejarem, o que é um risco para a segurança da informação.
A pesquisa pode contribuir para gestores, funcionários das empresas, estudantes das áreas de TI e administrativas das empresas, mostrando que o BYOD pode melhorar processos internos, assim trazer maior desempenho para as organizações de ensino superior, e maior eficiência para a administração pública.