Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Um Estudo com Jovens de Ituiutaba/MG
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Palavras Chave

Educação Financeira
Compra de smartphones
Processo de Decisão de Compra

Área

Marketing

Tema

Agronegócio, Alimentação e outros temas

Autores

Nome
1 - Carolina Lelis Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Curso de Administração
2 - Jussara Goulart da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Campus Pontal
3 - Danilton Carlos da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Jaboticabal
4 - Leandro Divino Miranda de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Ituiutaba

Reumo

O conhecimento financeiro é fundamental para que os indivíduos percebam a importância de fazer um planejamento financeiro, permitindo dessa forma realizar decisões mais assertivas e obter uma melhor qualidade de vida. Diante desse contexto, e com o propósito de influenciar o processo eficiente de tomada de decisão dos consumidores, estudiosos afirmam que é necessário compreender o que os levam a consumir. Isso por que cada consumidor é afetado de forma diferente, uma vez que os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos divergem de indivíduo para indivíduo.
A presente pesquisa tem a seguinte questão como problema: Qual a influência do nível de educação financeira de um jovem em suas decisões de compra de smartphone? Sendo, então, o objetivo geral desta pesquisa verificar se o nível de educação financeira de jovens exerce influência em seu processo de decisão de compra de smartphones. Por meio de uma pesquisa quantitativa, buscar-se-á: identificar o nível de educação financeira dos jovens; avaliar se o nível de educação financeira influencia a sua consciência em relação ao preço; analisar os demais fatores que influenciam os jovens na compra
A fundamentação teórica apresentou conceitos sobre a educação financeira e alfabetização financeira como um método que melhora e amplia os conhecimentos financeiros, para que os consumidores e investidores desenvolvam habilidades e se tornem capazes de tomar decisões esclarecidas, diminuindo o risco de perder oportunidades financeiras. Também os conceitos de comportamento do consumidor e como ocorre a sua tomada de decisão frente ao nível conhecimento financeiro.
Trata-se uma pesquisa com abordagem quantitativa,de corte transversal. Foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário para jovens com a faixa etária entre 18 e 24 anos, uma que vez, esse grupo de indivíduos é o que mais tem adquirido os aparelhos smartphones. O instrumento de coleta de dados foi aplicado a uma amostra de 271 respondentes, a técnica para análise de dados utilizada foi a modelagem estrutural com estimação por meio dos mínimos quadrados parciais.
Os resultados evidenciaram que apenas duas relações causais entre os construtos analisados não foram constatadas, sendo elas Propensão à compra - Atitude Financeira e Propensão à compra - Comportamento Financeiro. Considerando que a amostra apresenta baixo nível de educação financeira dos jovens pesquisados, porém a propensão de compra é alta.
Os dados analisados e os resultados obtidos, responderam o problema inicial da pesquisa que é qual a influência do nível de educação financeira de um jovem em suas decisões de compra de smartphone. Pode-se concluir que não existe relações causais entre os construtos analisados, ou seja, a compra de smartphone não é influenciada pela alfabetização financeira, consciência do preço e a propensão de compra. A amostra apresenta baixo nível de educação financeira dos jovens pesquisados, porém a propensão de compra é alta.
BIDO, D.de S. al. Examinando a relação entre aprendizagem individual, grupal e organizacional em uma instituição financeira. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 17, n. 68, p. 58-85, abr. 2011. BRANDÃO, L. A. Processo de decisão de compra de smartPhone: uma análise com Jovens/estudantes da FadBa. Revista Formadores: Vivências e Estudos, Cachoeira-BA, v. 9, n. 1, p. 24-33, abr. 2016. CAMPBELL, J. Y. Household Finance. The Journal Of Finance, Washington, p.1-72, ago. 2006.