Resumo

Título do Artigo

OS DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Docência em Administração
Aprendizagem em Administração
Formação docente em Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Alexandre Borba Salvador
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - ROBERTO FLORES FALCÃO
Centro Universitário Alfa - Mestrado Profissional em Administração
3 - Ana Akemi Ikeda
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

Estamos passando por um momento de mudança no qual, para atender as demandas do mercado, as escolas de negócios precisam se tornar mais versáteis, criativas e ágeis. No início da década de 1980, Dickinson, Herbst e O’Shaughnessy criticaram a formação dos profissionais de Administração, destacando que as escolas deveriam estimular a formação de gestores mais criativos, competentes e flexíveis. Embora algumas escolas já tenham iniciado essa jornada de atualização, o sistema educacional ainda é semelhante ao desenvolvido pós-revolução industrial, com foco na transferência de conhecimento.
O objetivo deste ensaio é estimular a reflexão sobre o papel do docente contemporâneo de curso superior em Administração de Empresas, a formação desejada para o bom exercício de sua função, bem como discutir os desafios emergentes da profissão. O artigo se justifica pela necessidade de renovação no processo de ensino e aprendizagem em Administração de Empresas de modo a adequá-lo às mudanças do ambiente de negócio, mais volátil, incerto, complexo e ambíguo.
Didática diz respeito ao como ensinar algo a alguém, não fazendo sentido um ensinar sem um aprender. Nas palavras de Lourenço e de Paiva (2010, p. 139), “O ensino só tem sentido quando interfere na aprendizagem”. A formação didática do docente tem sido preterida à formação do pesquisador nos cursos de pós-graduação stricto sensu. A carência de formação específica para o docente em Administração já foi relatada por diferentes pesquisadores. Além dos fatores didáticos e técnicos, outros fatores influenciam o desempenho docente, envolvendo a forma como esse vê sua atuação, o outro e o contexto.
A discussão sobre a docência em Administração vem se tornando cada vez mais necessária principalmente devido às mudanças no ambiente de negócio, mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Praticantes de Administração como executivos, empreendedores, consultores e empresários passaram a ser mais cobrados por atualização em suas áreas de especialização. O profissional contemporâneo precisa saber lidar melhor com ambiguidades e incertezas, integrar diferentes áreas do conhecimento e aumentar a visão holística, necessitando desenvolver outras competências além das técnicas.
Este ensaio discutiu o papel do docente contemporâneo em Administração de Empresas, abordando temas como a didática e aprendizagem, a sua formação como docente e os saberes necessários para o exercício da docência. Os principais desafios envolvem a necessidade de aumento da profissionalização, com valorização de formação específica para a docência, incluindo fatores técnicos, didáticos e pessoais.
Ainsbury, R. (2016). Education for the next economy - a personal view. In Education for the next economy. Bittencourt, J. P. (2016). Arquiteturas Pedagógicas Inovadoras Nos Mestrados Profissionais Em Administração. Kolb, A., Passarelli, A., & Sharma, G. (2014). On Becoming an Experiential Educator: The Educator Role Profile. Noffs, N. A., & Rodrigues, C. R. (2011). Andragogia na psicopedagogia : a atuação com adultos. Tardif, M. (2000). Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários Elementos para uma epistemologia da prática em relação à formação para o magistério.