Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA LIDERANÇA MILITAR: UM ESTUDO COM OS OFICIAIS SUBALTERNOS DO 14º REGIMENTO DE CAVALARIA MECANIZADO DO EXÉRCITO BRASILEIRO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Competências
Liderança
Liderança militar

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - ELISEU PAVANELO
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Virtual
2 - João Pinheiro de Barros Neto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Departamento de Economia, Administração e Atuária - Faculdade de Administração

Reumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar e avaliar o impacto e o grau de desenvolvimento comportamental de liderança existente entre os oficiais subalternos do décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado - 14º RC Mec, Unidade de Cavalaria do Exército Brasileiro, buscando entender aspectos relacionados à formação de competências e contribuindo com a discussão sobre a interferência das competências ligadas aos novos líderes militares da atualidade e suas capacidades para resolução de problemas, de modo a permitir o cumprimento dos objetivos institucionais e nacionais.
O objetivo geral desta pesquisa foi de identificar e avaliar o impacto e o grau desenvolvimento comportamental de liderança existente entre os oficiais subalternos do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado - RC Mec, Unidade de Cavalaria do Exército Brasileiro, levando em consideração a formação básica e acadêmica, nas diversas divisões de especialidade, conforme armas, quadro e serviço (Infantaria, Cavalaria, Comunicações, Engenharia, Intendência, Material Bélico, etc.).
Rouco (2012, p. 55) afirma que o “termo competência tem vindo a assumir uma ampla e acentuada expressão na literatura acadêmica e um papel cada vez mais fulcral na gestão dos recursos humanos ao nível das organizações”. No âmbito militar, o cumprimento do objetivo e da missão, seja ela qual for, é a principal responsabilidade do líder e este, por sua vez, deverá demonstrar capacidade para comandar seus subordinados e atingir os alvos almejados em situações críticas (PASSARINHO, 1987).
Esta pesquisa teórico-empírica teve como universo de pesquisa oficiais subalternos do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro, oriundos das formações da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva) e CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva), entre outros, nas diversas divisões de especialidades, conforme armas, quadro e serviço, tais como Infantaria, Cavalaria, Comunicações, Intendência, Material Bélico).
Os resultados obtidos podem comprovar que, dentre as mais diversas competências abordadas pelo estudo de Rouco (2012), de fato as 22 variáveis apresentadas se destacam, pois para atingir o objetivo da presente pesquisa foram selecionadas, daquele estudo, somente as competências que apresentaram maior significância.
Ficam claras as evidências de impacto das competências sobre o desempenho em liderança no contexto militar, destacando-se entre elas a Comunicação, o Trabalho de Equipe e Coesão, a Visão e a Proatividade, quando se trata de oficiais subalternos do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado.
BORGES, J. V. A Importância da Formação em Liderança nas Forças Armadas: Subsídios para um Modelo Renovado. Boletim Ensino, 12, 67-87, 2012 COUTINHO, A.C.M. A Importância do Desenvolvimento das Competências de Liderança na Formação e Carreira dos Futuros Oficiais de Administração Militar. Lisboa: Academia Militar, 2014.ROUCO, J.C.D. Modelos de gestão de desenvolvimento de competências de liderança em contexto militar. Lisboa: Universidade Lusíada de Lisboa, 2012. SANTOS, A. R. Gestão Estratégica: Conceitos, Modelos e Instrumentos. Lisboa: Escolar Editora, 2008.