Resumo

Título do Artigo

COOPERÂNCIA: o oposto-complementar (porém desigual) da competência
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Palavras Chave

Competência
Cooperância
Desigualdade

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - José Marcelo Maia Nogueira
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - EAESP

Reumo

No mundo corporativo, a busca por possuir e incrementar competências geralmente é tratada como algo natural, como o mínimo que a pessoa deve fazer para ser e permanecer interessante para uma organização empresarial. Academicamente, a área de estudo das competências ocupa posição de destaque na Administração. Organizações competitivas tendem a valorizar a gestão por competências; e competitividade em excesso tende a prejudicar a vida das pessoas nas organizações. Há algo que possa contrabalancear esses malefícios nas organizações competitivas?
O artigo tem por objetivo apresentar uma conceituação inicial da cooperância (aqui proposta como a reunião de características que as pessoas possuem que as tornam mais aptas a cooperar entre si) em relação à competência. Após explicada a relação existente entre competência e cooperância, é feita discussão de que ambas tendem a co-existir em relação de desigualdade em organizações que valorizam a competitividade.
A concepção do conceito de competência segue duas definições principais: a linha americana, onde o conceito de competências é tido como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes; e a linha francesa, vinculada à mobilização da capacidade em determinado contexto, nas situações de trabalho. Etimológica e epistemologicamente, competência carrega sentido de competição. Os valores promovidos pelo excesso de competição traz malefícios para as pessoas. Certos elementos constituintes de uma sociedade (por exemplo: a competição) podem apresentar um elemento oposto-complementar.
As noções que compõem a ideia de competência carregam sentido de competição, tanto etimológica, quando epistemologicamente. Organizações que valorizam a competição tendem a direcionar sua gestão de competências para servir à competitividade. O excesso de competitividade traz malefícios para a vida das pessoas. A COOPERÂNCIA é um elemento capaz de contrabalancear os malefícios promovidos pelo excesso de competitividade.
A cooperância é um potencial elemento oposto-complementar da competência, que carrega a possibilidade de contrabalancear, por meio da cooperação, os malefícios promovidos por meio dos excessos da competitividade. Competências e cooperâncias co-existem em relação de desigualdade (com a competência assumindo posição de superioridade) em organizações competitivas. Este artigo apresenta ideias iniciais de um esforço de pesquisa em desenvolvimento.
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