Resumo

Título do Artigo

A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E A GESTÃO DO CONHECIMENTO: uma revisão sistemática da literatura
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Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Inteligência Competitiva
Revisão Sistemática da Literatura

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Ciências de dados e Inteligência analítica

Autores

Nome
1 - DESTINADO ARTUR GUITE
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Gilberto Perez
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA
3 - Alberto de Medeiros Jr
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

No início do século XXI, a Inteligência Competitiva (IC) tem merecido atenção por parte das organizações. As grandes e as médias empresas que optaram pelo uso deste tipo de inteligência, fizeram devido aos ganhos que ela proporciona. Não estando isolada, a IC caminha em paralelo com a Gestão do Conhecimento (GC) no processo em que elas atuam, principalmente na formação de um e do outro. A pesquisa insere-se no âmbito de busca pelo aprimoramento das áreas da Gestão do Conhecimento e da Inteligência Competitiva, em que, à primeira vista parecem coincidir em termos de processos que cada um segue.
Questão de Pesquisa: Os processos da Gestão do Conhecimento podem produzir efeitos positivos para a Inteligência Competitiva nas empresas? O objetivo geral é verificar se os processos da Gestão de Conhecimento produzem efeitos positivos para a Inteligência Competitiva nas empresas. Os objetivos específicos são: a) Identificar as semelhanças e diferenças entre a Gestão de Conhecimento e Inteligência Competitiva; b) Analisar o desenvolvimento das pesquisas sobre Inteligência Competitiva e Gestão de Conhecimento no estágio atual.
Miller (1997) defende a IC como processo de coleta, análise, disseminação da inteligência relevante, específica, no momento adequado, referente às implicações com o ambiente do negócio, os concorrentes e a organização. O conhecimento emerge de um processo humano dinâmico de justificar crenças pessoais, como parte de uma aspiração pela verdade e, neste contexto, pode ser validado, mas nunca alcançado como verdade absoluta. Nesta visão, o conhecimento é uma atividade: o processo de conhecer (NONAKA, 1994).
Analisados os artigos selecionados, algumas semelhanças e diferenças foram observados, atendendo a origem da IC e GC e os conceitos que fora mpreviamente descritos pelos pioneiros na investigaçãpo destas importantes áreas do conhecimento que impactam a área empresarial e não só. As pesquisas apresentadas reportam diversas áreas e contextos em que se aplica a IC e GC. Alguns reportam o enquadramento da IC na GC, ou seja, a IC é ferrameta para recolha de informação externa para subsidiar a GC, mas ambos concorrem para alimetar a inteligência do gestor.
Os estudos empresariais tendem a separar a IC da GC, pelos procedimentos e convergem na finalidade. Enquanto a GC está preocupada com os fundamentos do desenvolvimento da organização, o fluxo e refluxo da informação dentro da organização com vista a criar um dinamismo na empresa, a IC mostra-se mais abrangente ainda, ao se lidar com o ambiente interno, tendente a conhecer o potencial da empresa para enfrentar qualquer desafio emergente e o ambiente externo, na busca de sinais antecipativos de potenciais ameaças dos concorrentes e oportunidades do mercado, do negócio e da competitividade.
DEPAEPE, F.; VERSCHAFFEL, L.; KELCHTERMANS, G. Pedagogical content knowledge: a systematic review of the way in which the concept has pervaded mathematics educational research. Teaching and Teacher Education, v. 34, p. 12-25, 2013. GARCIA-ALSINA, M.; COBARSÍ-MORALES, J.; ORTOLL L. Competitive intelligencetheoretical framework and practices. Aslib Journal of Information Management, v. 68, n.1, p. 57-75, 2016. WILENSKY, H. L. Organizational intelligence: Knowledge and policy in government and industry. New York: Basic Books, 1967.