Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO SHOPPING RIOMAR EM FORTALEZA/CE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Práticas sustentáveis
RioMar Fortaleza
Shopping Centers

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - INACIO FERREIRA FAÇANHA NETO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Mestrado em Administração e Controladoria
2 - Josanne Cristina Ribeiro Ferreira Façanha
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - Doutorado em Políticas Públicas

Reumo

Observa-se nos últimos anos, que há uma preocupação no contexto social e organizacional sobre os possíveis impactos gerados ao meio ambiente pelo sistema industrial (MUNCK; SOUZA, 2009). Desde o início do século XXI, as organizações tornaram-se alvos de novas expectativas quanto às suas responsabilidades para com a sociedade, como agentes que atuem ecologicamente corretos. O impacto social destas organizações na produção é significativo, alcançando seus reflexos nos mais diversos ramos da economia (ARAÚJO; SANTOS, 2016).
Diante disso, emerge a seguinte questão de pesquisa: Quais práticas sustentáveis são desenvolvidas pelo Shopping RioMar em Fortaleza/CE? Buscando responder este questionamento a presente pesquisa tem como objetivo geral identificar as práticas sustentáveis desenvolvidas pelo Shopping RioMar de Fortaleza/CE.
A gestão ambiental vai além do pensamento organizacional, mas também, social, uma vez que, a conscientização ambiental é uma forma eficaz de envolver a comunidade e tornar interativos os esforços para conservação dos recursos naturais. Esta foi desenvolvida para alcançar a sustentabilidade efetiva da organização, e alcançar um modelo de desenvolvimento sustentável eficiente para a sociedade (MUNCK; SOUZA, 2009, SANTOS; PORTO, 2013).
econômicos, estratégicos e sociais. Sendo assim, quanto aos fins, a pesquisa será do tipo exploratória, pois terá como objetivo “[...] proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses” (GIL, 2010, p. 27), pesquisa exploratória-descritiva, devido a serem expostas análises e interpretações, no qual é estabelecido o grau de relacionamento entre a teoria juntamente com a prática do objeto de estudo. Serão identificadas a percepção dos gestores/lojistas/clientes dos shoppings centers (Fortaleza-CE) em relação a temática em questão.
O Shopping Rio Mar Fortaleza foi aprovado para receber a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) na fase “realização da obra”, considerada uma das mais importantes chancelas de sustentabilidade para a construção civil do país. Com isso, o empreendimento passa a ser o 1º segmento no Ceará e 2º do Nordeste a ter o reconhecimento na fase em questão.Dessa forma, observa-se que o shopping em questão, obedece aos três pilares da sustentabilidade idealizado por Elkington (1994), quais sejam: ambiental, econômico e social.
A pesquisa identificou que algumas práticas impulsionaram as práticas de gestão ambiental. A organização em questão adota (1) políticas de reuso da água, (2) objetivos e controle do consumo de recursos, como água, eletricidade e material de manutenção, (3) programas de treinamento e desenvolvimento dos funcionários, (4) conscientização e criação de projetos focados na otimização do gerenciamento de resíduos, e (5) algumas ações filantrópicas envolvendo a comunidade local.
ABRASCE - Associação Brasileira de Shopping Centers. Números do setor. Disponível em . Acesso em: 20 ago. 2017. AFONSO, C. M. Sustentabilidade: caminho ou utopia? São Paulo, Annablume, 2006. ALIGLERI, L. M. A adoção de ferramentas de gestão para a sustentabilidade e a sua relação com os princípios ecológicos nas empresas. Tese de Doutorado em Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21062011-163621/ ARAÚJO, A. G.; SANTOS, A. W. B.