Formulação da Estratégia
Implementação da Estratégia
Instituição de Ensino Superior
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Processo Estratégico nas Organizações
Autores
Nome
1 - Daiane Aparecida de Melo Heinzen INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC) - Ensino
2 - Sidnei Vieira Marinho UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
Reumo
O gap existente entre formulação e implementação da estratégia é evidenciado nos baixos índices de implementação da estratégia registrados em relatos de pesquisas. Diante disso, o alinhamento entre a formulação da estratégia e sua implementação, talvez seja fundamental no atual ambiente competitivo e de múltiplas incertezas em que as organizações atuam, com o objetivo de manterem-se competitivas. Assim, a fim de minimizar o gap entre a formulação e implementação da estratégia, recomenda-se que as organizações façam uso de métodos que auxiliam na análise de futuro.
Diante do gap existente entre formulação e implementação da estratégia, emerge a pergunta que norteia a presente pesquisa: Os métodos que auxiliam na análise do futuro podem contribuir para alinhar a formulação e implementação da estratégia nas IES?
Neste contexto, essa pesquisa utilizou da lógica do FTA por meio de métodos que auxiliam na análise do futuro como: ‘Systems Thinking’, Teoria dos Conjuntos, Diagrama de Venn e Cenários com o objetivo de ‘propor um modelo para alinhar a formulação e implementação da estratégia em Instituições de Ensino Superior no Brasil’.
Neste tópico apresentam-se as teorias que fundamentam a formulação da estratégia, alinhamento, implementação da estratégia, Análise das Tecnologias Orientadas para o Futuro (FTA), Systems Thinking, Teoria dos Conjuntos e Diagrama de Venn.
Cocks (2010) expõe que o sucesso organizacional requer constante conexão entre a formulação da estratégia e sua implementação. Estudos mostram a complexidade do processo de implementação da estratégia (OKUMUS, 2003) e que seu sucesso exige mais tempo e pessoas do que a formulação (HREBINIAK, 2008).
Esta pesquisa classifica-se como quali-quantitativa. Estratégia survey justifica a abordagem quanti. Do ponto de vista quali, a pesquisa fez interpretação de fenômenos e análise de dados de forma indutiva. A população é formada por um conjunto de especialistas da área da educação no Brasil e exterior. A amostra foi constituída por 50 especialistas do Brasil e exterior, obtendo-se um retorno de 22 questionários, o que representou 44% de retorno. A coleta de dados foi através de um questionário e análise dos dados foi utilizada a Análise de Correspondência.
Os resultados foram apresentados a partir das três fases. I: Construção do Diagrama de Venn (1ª levantamento dos principais obstáculos para formulação e implementação da estratégia; 2ª agrupamento dos obstáculos; 3ª seleção dos obstáculos por grupos de afinidades; 4ª análise dos obstáculos e caracterização dos elementos); II: Validação do Diagrama de Venn (5ª survey com especialistas; 6ª análise dos dados da pesquisa survey; 7ª análise de dados das contribuições dos especialistas; III: Construção do modelo proposto (8ª seleção dos principais elementos; 9ª desenvolvimento do modelo proposto).
Essa pesquisa contribuiu com o gap existente entre formulação e implementação da estratégia. A metodologia adotada combinou os métodos ‘Systems Thinking’, Teoria dos Conjuntos e Diagrama de Venn, para proposição do modelo. O conjunto de resultados obtidos permitiu dar resposta à pergunta de pesquisa, afirmando que os métodos de análise do futuro podem contribuir para alinhar a formulação e implementação da estratégia nas IES.
A pesquisa contribuiu para o conhecimento do processo estratégico das organizações de uma forma geral, e para as IES em específico, a partir da proposição do modelo.
CHECKLAND, P. Four conditions for serious systems thinking and action. Systems Research and Behavioral Science, v. 29, p. 465-469, 2012.
COCKS, G. Emerging concepts for implementing strategy. The TQM Journal, v. 22, n. 3, p.260-266, 2010.
HREBINIAK, L. Making strategy work: overcoming the obstacles to effective execution. Evey Business Journal, p. 1-7, 2008.
LOVERIDGE, D.; SARITAS, O. Ignorance and uncertainty: influences on future-oriented technology analysis. Technology Analysis & Strategic Management, v.24, n.8, p.753-767, 2012.