Resumo

Título do Artigo

BLOCKCHAIN: possíveis efeitos nos custos de transação
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Blockchain
Custos de Transação
Ensaio Teórico

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Fernanda da Silva Momo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração e Faculdade de Ciências Econômicas
2 - Ariel Behr
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas - FCE

Reumo

A fim de avançar com a disseminação dessa tecnologia (Blockchain), as pesquisas “deverão investigar os custos e benefícios da Blockchain e não apenas focar na melhoria da facilidade de uso” (Risius & Spohrer, 2017, p. 401). Além disso, há poucos estudos e contribuições acerca do potencial disruptivo da tecnologia Blockchain que transpassem os domínios da TI (Beck & Müller-Bloch, 2017) e enfoquem uma abordagem mais ampla, explorando o impacto do uso da Blockchain nos negócios tendo em vista as consequências que seu uso traz para os processos e modelos de negócios contemporâneos.
Quais possíveis efeitos emergem da adoção e do uso da Blockchain nos Custos de Transação? Portanto, propõem-se assim, uma análise de quais os possíveis efeitos da adoção e do uso da Blockchain sobre os Custos de Transação, à luz dos conceitos da Teoria dos Custos de Transação.
Blockchain: surgiu como uma solução para eliminar intermediários nas transações financeiras (Nakamoto, 2008). Definida como um banco de dados que possui como características essenciais descentralização, segurança, confiança, automatização e publicidade das informações. Teoria dos Custos de Transação: As organizações existem, pois os custos de gerenciar transações econômicas fora dos limites organizacionais são maiores do que gerencia-las dentro de seus limites. Há pressupostos comportamentais e dimensões críticas que interferem na escolha de produção da organização.
Propõem-se a discussão entre a Blockchain e a Teoria dos Custos de Transação (TCT). Na Teoria dos Custos de Transação, discorre-se sobre o motivo de as organizações existirem. Segundo Coase (1937), as organizações existem, pois os custos de gerenciar transações econômicas fora dos limites organizacionais são maiores do que gerenciar essas transações dentro de seus limites. Portanto, entende-se ser importante compreender a influência do uso da Blockchain para minimizar os custos transacionais nas transações econômicas fora dos limites da organização.
Tendo em visto o que foi apresentado nesse ensaio, foi possível identificar que a Blockchain pode ser vislumbrada como uma tecnologia que facilita as trocas econômicas fora dos limites organizacionais, podendo assim ser vista como um mecanismo de minimização dos Custos de Transação.
Beck, R., & Müller-Bloch, C. (2017). Blockchain as Radical Innovation: A Framework for Engaging with Distributed Ledgers as Incumbent Organization, 5390–5399. http://doi.org/10.24251/HICSS.2017.653 Coase, R. H. (1937). The Nature of the Firm. Economica, 4(16), 386–405. http://doi.org/10.1111/j.1468-0335.1937.tb00002.x Nakamoto, S. (2008). Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System. Cryptographic Mailing List, 9. http://doi.org/10.1007/s10838-008-9062-0 Risius, M., & Spohrer, K. (2017). A Blockchain Research Framework: What We (don’t) Know, Where We Go from Here, and How We Will Get There.