Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO PROCESSO DECISÓRIO DE CAPACIDADE PRODUTIVA NO AMBIENTE PORTUÁRIO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Processo decisório gerencial
Capacidade produtiva
Operações portuárias

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Larissa Alves Sincorá
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm-UFES)
2 - Lucas Poubel
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES) - Cachoeiro de Itapemirim
3 - Antônio Inácio de Souza
-

Reumo

O contexto portuário evidencia-se como um importante elo na cadeia de transporte intermodal (Mabrouki, Bentaleb & Mousrij, 2014). Por isso, o gestor operacional desse ambiente acaba por ter um papel fundamental, dado que suas decisões podem impactar a capacidade produtiva organizacional (Agrawal, 2014). É possível perceber que o que se espera são gerentes que tomem decisões com base na racionalidade tradicional e nos modelos analíticos de processamento da informação. Todavia, verifica-se a importância de se atentar para elementos de cunho mais subjetivo e intuitivo.
Este artigo busca preencher essa lacuna explicando como as tomadas de decisões racionais e intuitivas se configuram em contextos decisórios de capacidade produtiva. Portanto, tenta-se responder à seguinte problemática de pesquisa: Como se configura o processo cotidiano de tomada de decisões ligadas à capacidade produtiva, tendo em vista o grande volume de dados e informações disponíveis nas organizações?
Observa-se na literatura um enfoque no desenvolvimento de ferramentas analíticas e racionais para a resolução de problemas relacionados com a gestão de terminais portuários. Paralelamente à tomada de decisão racional, é possível considerar também a tomada de decisão intuitiva devido à crescente incerteza e complexidade que os gerentes enfrentam em seus ambientes de trabalho (Simon 1987). Assim, busca-se articular a intuição e a emoção como elementos críticos e influentes do processo decisório a partir de abordagens emergentes de decisão.
Este estudo teve como premissa a pesquisa qualitativa e foi desenvolvido no contexto portuário (Bansal & Corley, 2011). A técnica para coletar os dados foi a entrevista, tendo sido elaborado um roteiro semiestruturado. As entrevistas foram realizadas com seis gestores operacionais, no mês de outubro de 2017. Foi utilizada a análise de conteúdo como método de análise. As categorias temáticas foram Capacidade Produtiva Portuária, Decisões Rotineiras e Decisões Estratégicas e a categoria central do estudo foi denominada de Processamento Analítico-Intuitivo.
Os achados da pesquisa evidenciam que o processo cotidiano de tomada de decisões ligadas à capacidade produtiva se configura a partir de decisões rotineiras e estratégicas, que são direcionadas pelos processamentos racional e intuitivo, em que os gestores de operações lançam mão de elementos analíticos e intuitivos para delinear seus processos decisórios. Assim, supõe-se que essa relação é indissociável e a conjugação das mesmas pode tornar o processo decisório e os seus resultados mais ricos e contributivos para a manutenção da capacidade produtiva.
Com a realização da pesquisa tornou-se possível caracterizar parte do ambiente portuário, bem como compreender como os gestores operacionais configuram suas decisões de capacidade produtiva, que por sua vez, são importantes para a continuidade das operações, atendimento dos clientes e alcance de resultados. Adicionalmente, o segmento investigado possui relevância social, haja vista que dentre as suas principais funcionalidades está o transporte e a movimentação de mercadorias necessárias à sociedade.
Agrawal, D. (2014). Analytics based decision making. Journal of Indian Business Research, 6(4), 332–340. Bansal, P.; Corley, K. (2011). The Coming of Age for Qualitative Research: Embracing the Diversity of Qualitative Methods. Academy of Management Journal, (54)2, 233–237. Mabrouki, C.; Bentaleb, F. & Mousrij, A. (2014). A decision support methodology for risk management within a port terminal. Safety Science, 63, 124–132. Simon, H. A. 1987. ―Making Management Decisions: The Role of Intuition and Emotion. Academy of Management Executive (February): 57–64.