Resumo

Título do Artigo

HÁ INFLUÊNCIA DO CICLO OPERACIONAL NA RENTABILIDADE DAS AÇÕES DE EMPRESAS NEGOCIADAS PUBLICAMENTE NA B3?
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ciclo
Operacional
Rentabilidade

Área

Finanças

Tema

Gestão Financeira

Autores

Nome
1 - Maria Victoria Cappi
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Campinas
2 - José Matias Filho
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCT

Reumo

Nas empresas, a atividade operacional é uma constante, envolve diuturnamente a produção de bens e serviços, utilizando diversos materiais, com o objetivo de produzir os produtos ou serviços e realizar as vendas e seus respectivos recebimentos, procurando obter neste processo, denominado de ciclo operacional, subsídios para remunerar adequadamente os proprietários da empresa. O estudo do ciclo operacional ocupa espaço importante no tempo dos administradores, pois a gestão dos seus componentes irá atuar fortemente na otimização dos processos envolvidos, maximizando os resultados da empresa.
Pergunta de pesquisa: há influência do Ciclo Operacional na rentabilidade das ações de empresas de capital aberto negociadas na B3? O objetivo geral do projeto buscou identificar se há influência significativa do Ciclo Operacional na rentabilidade das ações das empresas, contemplando: cálculo da rentabilidade das ações das empresas identificadas na amostra, durante o ano de 2016; cálculo do Ciclo Operacional das empresas da amostra; comparação das variáveis buscando identificar influência significativa, utilizando o método estatístico de regressão linear simples.
O capital de giro é a proporção do investimento da empresa, que circula na condução das operações. Inclui a transição repetida de caixa para estoques, para contas a receber e de volta para o caixa. O objetivo da administração financeira de curto prazo é gerenciar os elementos do ativo e passivo circulante a fim de atingir um equilíbrio entre rentabilidade e risco, contribuindo positivamente (GITMAN, 2010). Para Ross et al (2015), o ciclo operacional é o período entre a chegada da matéria-prima, seu uso na produção, a venda do produto, culminando com o pagamento pelos clientes.
Pesquisa do tipo quantitativo e descritivo; uso de dados secundários, de caráter não aleatório. Amostra composta de 177 empresas de capital aberto listadas na B3 no ano de 2016, que apresentaram dados suficientes para cálculo das variáveis de estudo. Os dados foram coletados através da base de dados da economática®. Foi utilizado o método estatístico conhecido como regressão linear simples, através do modelo de mínimos quadrados ordinários (FAVERO et al, 2009). O software utilizado para o cálculo estatístico foi o Gretl. Diversos testes de adequação dos dados indicaram conformidade do modelo.
A regressão foi efetuada com os dados de cada trimestre do ano de 2016 separadamente. Observou-se que nos 4 trimestres estudados o p-valor obtido nas regressões apresentou um valor menor que 0,0001, demonstrando significância estatística em todo o período analisado, sugerindo que o ciclo operacional tem influência sobre a rentabilidade das ações das empresas da amostra. O sinal negativo foi verificado nos trimestres 1, 3 e 4, corroborando com a teoria apresentada. Já no trimestre 2, o sinal foi positivo, não corroborando com a teoria.
Trabalho propôs investigar o ciclo operacional das empresas como influenciador da rentabilidade das ações. O estudo econométrico considerou o ciclo operacional como a variável independente, e a rentabilidade das ações como variável dependente. Foi verificado pelos resultados que existe sim influência significativa, com p-valor menor que α, em todos os períodos analisados. Conclui-se que o ciclo operacional tem sim influência sobre a rentabilidade das empresas da amostra, respondendo positivamente à pergunta de pesquisa formulada, atingindo dessa forma os objetivos propostos no estudo.
ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. 6ª. ed., São Paulo: Editora Atlas, 2012. BREALEY, R. A., MYERS, S. C., ALLEN, F. Princípios de finanças corporativas. 10.Ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. FAVERO, L. P., BELFIORE, P., LOPES DA SILVA, F., CHAN, B.L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. GITMAN, L.ROSS, S.A.; WESTERFIELD, R.W.; JAFFE, J. F.; LAMB, R. Administração Financeira, 10 ed. Porto Alegre: AMGH, 2015. ROSS, S.A; WESTERFIELD, R.W; LAMB,R. Administração Financeira, 2ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2009.