Resumo

Título do Artigo

O Uso do Peer Instruction no Ensino Superior de Administração: Um Estudo de Caso no Ensino do Marketing.
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Palavras Chave

Ensino
Peer Instruction
Metodologias Ativas

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Jefferson Dobner Sordi
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - ICSA
2 - Luis Henrique Rauber
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - ICSA
3 - Inajara Vargas Ramos
Sem filiação - .

Reumo

O ensino passa por uma série de transformações ocasionadas em grande parte pela ampliação do uso de novas tecnologias pelos alunos, trazendo, sob alguns aspectos, dificuldade para os professores tornarem suas aulas atrativas, prendendo a atenção dos alunos que são atingidos por informações de toda a ordem, por meio de diferentes suportes. Cabe compreender, desta forma, que estas metodologias são um processo, cuja principal característica é a inserção do aluno como responsável pela aprendizagem nas atividades realizadas
Com o intuito de abordar este assunto com mais aprofundamento, foca-se o estudo na metodologia ativa Peer Instruction (MANZUR, 1997) em um componente curricular de Marketing de um Curso de Administração ofertado no RS, tentando responder ao problema de pesquisa: qual o impacto da aplicação do Peer Instruction no resultado das avaliações dos alunos de determinado curso de administração do Rio Grande do Sul.
O foco das metodologias ativas de aprendizado é inserir o aluno como centro do processo de aprendizagem, tentando elevar o engajamento do mesmo através de práticas e de uma aprendizagem mais flexível Considerada uma das mais importantes metodologias ativas de ensino-aprendizagem (LIMA; SANTOS, 2016), o Peer Instruction é capaz de estimular os estudantes a obter um feedback tem tempo real sobre o aprendizado em um tópico exposto em aula. O PI consiste em exposições de conteúdos pertinentes ao tema de estudo em questão, seguidos de testes conceituais, estimulando o engajamento dos alunos.
Para responder à questão de pesquisa proposta por esse trabalho, entendeu-se que uma abordagem mista, tendo presente a pesquisa qualitativa e quantitativa com igual valor para o atingimento do objetivo traria ganhos ao estudo. O procedimento de pesquisa mais apropriado para essa pesquisa é o Estudo de Caso, onde uma investigação empírica de determinado fenômeno acontece dentro do seu contexto
O resultado exposto demonstrou que existe uma diferença na média das respostas entre as duas turmas. Na primeira avaliação, a média da T1FM foi de 7,63 pontos, enquanto a da T2FM foi de 8,73. Na segunda verificação, a primeira turma teve média de 7,47 e a segunda 8,62 pontos. As diferenças nas médias dos grupos corroboram os achados da literatura. Os estudos demonstraram que metodologias ativas desenvolvem a autoaprendizagem dos discentes e é uma alternativa para incrementar a aprendizagem dos alunos ao fazer isso de forma coletiva e não solitária, como no método tradicional de ensino.
A realização dos testes conceituais, que tiveram níveis de acerto entre 64% e 100%, é citada pelos estudantes como uma forma importante para fixação dos conteúdos e preparação para as provas. A turma que foi submetida a jornadas de testes conceituais apresentou desempenho significativamente diferente nas duas avaliações a que foram submetidas durante o período da disciplina. A grande aceitação do método por parte dos estudantes, assim como o reconhecimento de que o PI contribui para o aprendizado, é outra razão essencial para sustentar a importância desse tipo de metodologia.
CROUCH, C. H.; MAZUR, E. (2001) Peer instruction: Ten years of experience and results. American Journal of Physics, 69 (9), 970-977. MAZUR, E. Peer Instruction: a user’s manual.New Jersey: Prentice Hall Inc. 1997. MAZUR, Eric; HILBORN, Robert C. Peer instruction: A user's manual. PhysicsToday, v. 50, n. 4, p. 65, 1997. NUNES. F. Aplicação do peer instruction no ensino tecnológico superior com o auxílio do google forms: um estudo de caso. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 22, Bauru. Anais... Bauru: UNESP, 2016, p. 1-15.