Resumo

Título do Artigo

DOCÊNCIA VOLUNTÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: percepções dos pós-graduandos em administração
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Formação docente
Pós-graduação
Docência

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Angélica da Silva Azevedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras - MG
2 - Fernanda Junia Dornela
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Luiz Gonzaga de Castro Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

Em virtude da importância do ensino nos cursos de graduação e o frequente despreparo dos docentes para executar essa atividade, a formação de professores para atuarem no ensino superior vem ganhando destaque no cenário mundial (ALMEIDA; PIMENTA, 2014). No que tange à pós-graduação em Administração Fischer (2006) afirma que, na maioria dos casos, os programas de pós-graduação não estão voltados para a formação docente porque não sabem como fazê-lo, as iniciativas de formação pedagógica são tímidas e estão limitadas à oferta de disciplinas como metodologia do ensino superior e estágio docência.
A formação pedagógica dos docentes de ensino superior de Administração envolve indagações sem respostas, gerando desconforto e apontando para a necessidade de reflexões sobre a prática docente (FISCHER, 2006). Diante disso, surgem diferentes indagações, como a que este estudo busca responder: Como a experiência proporcionada pela docência voluntária contribui para a formação docente? Buscou-se analisar as percepções dos pós-graduandos em Administração de uma universidade pública federal localizada no Sul de Minas Gerais sobre a formação e prática docente, por meio da docência voluntária.
Conforme Trevisan et al. (2013), os docentes são formados por meio de carga de produção científica volumosa, mas com pouquíssimo aparato para formação pedagógica. Com isso, os pós-graduandos estão se distanciando da formação pedagógica de docentes e pesquisadores críticos, com capacidade de reflexão e compreensão de processos e epistemologia do conhecimento em educação (PATRUS; LIMA, 2014). Fischer (2006) propõe que os programas de pós-graduação devem desenvolver uma linha de pesquisa, programa ou atividades que sejam capazes de promover reflexões acerca do ensino e da aprendizagem nos cursos.
Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa e exploratória. Foi utilizado para reunião do material empírico o método grupo. Participaram dessa pesquisa cinco pós-graduandos no curso de doutorado em Administração de uma universidade federal do Sul de Minas. O grupo focal foi realizado no dia 21 de junho de 2018, das 18:00h às 19:00h, no Departamento de Administração e Economia da IES do estudo. As informações coletadas foram transcritas, gerando um documento com 24 páginas, e posteriormente analisadas por meio da análise de conteúdo.
De acordo com os participantes do grupo focal, a pós-graduação não promoveu uma capacitação satisfatória para a realização da prática docente na docência voluntária. A ausência de disciplinas, discussões e metodologias voltadas para a docência, em conjunto com a valorização da pesquisa em detrimento da formação pedagógica, contribuem para tal limitação. O despreparo para a sala de aula foi apontado como fonte de frustração e angústia por parte dos entrevistados.
Conforme os resultados, a docência voluntária contribuiu positivamente para que os futuros professores pudessem adquirir experiência profissional e pessoal, identificar e corrigir seus erros, melhorar continuamente a prática docente, aperfeiçoar o planejamento das disciplinas, além de representar a oportunidade de colocar em prática os aprendizados adquiridos na pós-graduação. A participação nessa atividade permitiu aos pós-graduandos adquirir e aperfeiçoar sua habilidades, o que resultou para alguns a conquista do primeiro emprego e o reconhecimento profissional por seus alunos.
ALMEIDA, M.I; PIMENTA, S.G. Pedagogia universitária: valorizando o ensino e a docência na Universidade de São Paulo. In: PIMENTA, S.G.; ALMEIDA, M.I. (orgs.). Pedagogia Universitária. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009, p. 13-38. FISCHER, T. Uma luz sobre as práticas docentes na pós-graduação: a pesquisa sobre ensino e aprendizagem em administração. Revista de Administração Contemporânea, vol. 10, n° 4, p. 193-197, 2006. PATRUS, R.; LIMA, M. C. A Formação de professores e pesquisadores em administração: contradições e alternativas. Revista Economia & Gestão, Belo Horizonte