Resumo

Título do Artigo

Análise de viabilidade mercadológica: o aplicativo Conta Tempo
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Palavras Chave

Aplicativo
Viabilidade mercadológica
Serviços

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Inovações em TIC e Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Marina Villela Cerqueira
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX (CEUNIH) - Praça da Liberdade
2 - Daniela Assis Alves Ferreira
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento

Reumo

O projeto consiste em um aplicativo de celular que reúne informações necessárias para a contagem de horas de serviços realizados, sendo que as horas serão utilizadas como moeda de troca entre os componentes do grupo. Considerando que Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais, um estado muito diversificado, o projeto denominado CONTA TEMPO fez desta cidade seu piloto de pesquisas por meio de um questionário aplicado em um determinado número de pessoas. De acordo com o resultado obtido com as respostas, foi analisada a viabilidade deste novo aplicativo.
Analisar a viabilidade de qualquer projeto de negócios pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso, independentemente do canal que o empresário pretenda atuar. As variáveis de mercado, a dinâmica dos diversos canais e posturas dos concorrentes tornam cada vez mais arriscado implementar qualquer plano sem um embasamento técnico, obtido por meio de um estudo de viabilidade. A análise de viabilidade é um estudo a ser realizado antes da implantação de um empreendimento. Esta pesquisa teve como objetivo realizar a análise mercadológica para o desenvolvimento do aplicativo CONTA TEMPO.
A Fundamentação Teórica iniciou com a apresentação do conceito de empreendedorismo. Depois foi apresentado um panorama do Mercado de aplicativos no Brasil. Em seguida, foram abordados os conceitos de mercado alvo e posicionamento de mercado.
De acordo com objetivo deste trabalho, a pesquisa é exploratória quanto aos fins e, quanto aos meios foi realizada uma pesquisa de campo. O universo desta pesquisa é a cidade de Belo Horizonte, que possui uma população estimada de 2,5 milhões de habitantes. A amostra coletada foi de 404 pessoas, sendo que o questionário foi aplicado pelas redes sociais. Esta pesquisa realizou uma análise de dados qualitativa-quantitativa, devido a necessidade de coletar dados de pessoas e interpretação dos dados para a proposta de execução do aplicativo.
Entre os dias 17 de julho e 15 de agosto de 2017 foi realizada uma pesquisa indireta com diversas pessoas presentes em dispersos pontos de Belo Horizonte, com o intuito de verificar se a implantação do aplicativo CONTA TEMPO é viável. Com base nos questionários respondidos vemos que a maior parte dos participantes da pesquisa foram mulheres, com idade entre 26 e 40 anos, soteiras, que usariam uma parte de seu horário de descanso para computar horas e trocá-las por serviços, posteriormente. É possível ver um resultado positivo quanto ao interesse em relação ao cadastramento no aplicativo.
A utilização de smartphones, e consequentemente, de aplicativos móveis, aumentou consideravelmente e os números tendem a continuar crescendo com taxas ainda mais rápidas nos próximos anos. Isso mostra que o mercado ao qual se pretende atuar é promissor. O alto índice de aceitação do publico entrevista também é um ponto muito forte a se considerar. É recomendado fazer um plano de negócios e pesquisar mais a fundo o mercado de atuação e os possíveis concorrentes quando ao semento do aplicativo, afinal, isso pode servir de auxilio quanto a captação de fundos para o desenvolvimento do projeto.
CAMPOS, Ana Cristina. IBGE: celular se consolida como o principal meio de acesso à internet no Brasil. 22 dez. 2016. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. SUA FRANQUIA. A importância do estudo de viabilidade no projeto de expansão. 1 out. 2008. Disponível em: . Acesso em: 3 maio 2017. VALPÔRTO, Ângela. Tendências do marketing mobile para 2017. 23 dez. 2016. Disponível em: