Resumo

Título do Artigo

Tensões Podem Levar a Resultados Positivos na Carreira? Analisando o Efeito Mediador da Mentalidade De Paradoxo.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Tensões na Carreira
Paradoxo
Mentalidade de Paradoxo

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - ANDRE LUIZ CAVALCANTI GOMIDE CARLOS
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitória ES

Reumo

A pressão que profissionais contemporâneos vivenciam tem despertado o interesse em compreender como desenvolver maneiras em que tais tensões se façam menos presentes. Entretanto, dado que este pode advir de um fator externo e sobre o qual trabalhadores possuem pouco controle, uma pergunta permanece: por que alguns indivíduos lidam melhor com tensões na carreira que outros?
Para responder a esta questão. Esta pesquisa buscou analisar o efeito da mentalidade de paradoxo – a capacidade de pensar paradoxalmente e se energizarem com as dificuldades – como mediador da relação entre experimentação de tensões com satisfação na carreira e satisfação coma vida.
O presente estudo analisou as relações entre a escassez de recursos, experimentação de tensões, mentalidade de paradoxo, satisfação com a carreira e satisfação com a vida. Através de uma base teórica sólida, foram construídas as cinco hipóteses que sustentam esse estudo,
Para análise dos dados e teste das hipóteses foi realizada uma análise multivariada de Modelagem em Equações Estruturais, com a técnica PLS que permite identificar fatores (combinações lineares das variáveis X) que melhor modelam as variáveis dependentes Y. Optou-se por utilizar esse método por ser uma técnica usual para avaliação de associações simultâneas entre as variáveis. A validação do modelo estrutural foi realizada por meio da Análise Fatorial Confirmatória, verificando a matriz de cargas fatoriais, a validade convergente e a validade discriminante.
Para verificar a adequação dos dados coletados, se faz necessário analisar suas propriedades psicométricas. Para tanto, foram analisadas a presença de validade discriminante, validade convergente e confiabilidade composta, propriedades que garantem as capacidades preditivas do modelo e, consequentemente, garantem a sua qualidade (HAIR JR. et al., 2014). Para testar as hipóteses 4 e 5 desse estudo, foi necessário analisar o efeito da mediação nas relações antes suportadas. Um efeito de mediação é caracterizado pela inclusão de uma terceira variável. Todos os índices foram validados.
Os resultados, mostraram uma direta relação negativa significante entre tensões e satisfação com a carreira e com a vida. No entanto, a originalidade deste estudo reside no efeito mediador encontrado da mentalidade de paradoxo em ambas as relações. Isto indica que as tensões na carreira podem levar também a efeitos positivos, uma vez que elas tendem a promover uma maior habilidade do indivíduo (mentalidade de paradoxo) em lidar com tensões contraditórias e tal habilidade possibilita o alcance de resultados positivos.
LOEWE, N., ARAYA-CASTILLO, L., THIEME, C., & BATISTA-FOGUET, J. M.. Self- employment as a moderator between work and life satisfaction. Academia Revista Latinoamericana de Administración, v. 28, n. 2, p. 213-226, 2015. MIRON-SPEKTOR, Ella; INGRAM, Amy; KELLER, Josh; SMITH, K. Wendy; LEWIS,W. Marianne. Microfoundations of organizational paradox: The problem is how we think about the problem. Academy of Management Journal, p. amj. 2016.0594, 2017. PREACHER, Kristopher J.; HAYES, Andrew F. SPSS and SAS procedures for estimating indirect effects in simple mediation models.