Resumo

Título do Artigo

A Criação de Valor em Empreendedorismo Social: o caso da Asociación APSA – Espanha
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Palavras Chave

Empreendedorismo social
Criação de Valor
Espanha

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Monica Cristina Rovaris Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Departamento de Administração e Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Fernando Cesar Lenzi
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA
3 - Clemente Penalva Verdu
Universidade de Alicante - Departamento de Sociologia II

Reumo

O ES emerge como um campo importante de estudo nas disciplinas empresariais, tornando-se importante nas economias emergentes, entretanto há pouca pesquisa sistematizada neste contexto, com distintos tipos de ES (Sundaramurthy, Musteen e Randel, 2013). Em mercados mais consolidados como o europeu, a economia social teve seu foco renovado, como forma de resolver problemas de mercado, nos Estados e nas comunidades, com o foco principal do empreendedor social na busca de ideias inovadoras soluções para os problemas que emergem naquela região (Baggenstoss & Donadone, 2013).
Uma das situações agravantes para o terceiro setor espanhol foi a crise econômica que teve seu ápice no ano de 2008, e com desdobramentos nos anos seguintes, fazendo com que a taxa de desemprego do país em 2013 alcançou-se uma taxa em torno de 26% da população espanhola ativa (INE, 2017; Pinto, 2015). Este artigo tem por objetivo analisar o processo de criação de valor sob a ótica dos sujeitos, na Asociación APSA , tendo como base a Teoria de Valores de Schwartz (2012) e a Teoria de Valores Culturais de Inglehart (1977, 1990, 1997).
O ES também pode ser definido como a criação e realização de um empreendimento que pretende promover uma finalidade social específica ou causa, num contexto de mobilização, valores que são desejáveis e importantes em uma sociedade contemporânea. O movimento da criação de valor nos empreendimentos sociais combina com o processo de criação de soluções inovadoras por meio da descoberta de oportunidades, mobilização e combinação de recursos escassos, alternativas de fontes de receitas, realinhamento de objetivos e estrutura dos empreendimentos, e relacionamento com os stakeholders(Bernadino, 2013)
A metodologia utilizada foi do tipo exploratória, qualitativa, por meio das diferentes técnicas de análise orientadas para a construção conceitual a partir de dados não estruturados, proveniente das técnicas de entrevista em profundidade, entrevista em grupo, análise documental e observação não participante. A análise das informações qualitativas foi realizada com base na análise do discurso e com apoio do software Atlas TI para definição das categorias do modelo teórico. Na pesquisa realizada na Espanha foram entrevistados 19 sujeitos, que participam do empreendimento.
Os valores expressados pelos sujeitos da pesquisa vão desde o materialismo como: independência, o profissionalismo e a especialidade desenvolvida pelos associados de APSA. Numa perspectiva pós-materialista, pode-se verificar valores como honestidade, diversidade, confiabilidade, fidelidade, responsabilidade e por fim, qualidade de vida, o que significa valores que transcendem a ótica pessoal e vai para um espectro mais amplo, valores importantes dentro de um contexto social, com a perspectiva pós-materialista dos sujeitos pesquisados.
Na perspectiva dos valores sob a ótica das teorias de Schwartz e Inglehart no empreendimento espanhol, os valores declarados pelos sujeitos foram ligados ao universalismo, destacando-se a responsabilidade, honestidade, qualidade de vida, qualidade nas ações desenvolvidas, felicidade, diversidade, confiabilidade e fidelidade, que está relacionado diretamente à tolerância, compreensão e promoção do bem-estar de todos, a autodeterminação que é a independência do pensamento e da tomada de decisão, na busca de valores ligados a solidariedade, respeito, igualdade, não discriminação, aprendizagem.
Asociación APSA. (2017). Recuperado em 28 de abril, 2017, de http://www.asociacionapsa.com/ Hlady-Rispal, M., & Servantie, V. (2018). Deconstructing the Way in which Value Is Created in the Context of Social Entrepreneurship. International Journal of Management Reviews, 20, 62–80. Inglehart, R., & Díez Nicolas, J. (2005). Tendencias Mundiales de cambio em los valores sociales e políticos. Madri, ES: Los libros de Fundesco. Schwartz, S. H. (2012). An Overview of the Schwartz Theory of Basic Values. Online Readings in Psychology and Culture, 2(1).