Resumo

Título do Artigo

PANORAMA DOS ARTIGOS SOBRE GESTÃO AMBIENTAL PUBLICADOS NA SCIENTIFIC PERIODICALS ELETRONIC LIBRARY - SPELL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão Ambiental
Bibliometria
Sociometria

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - André Luís Janzkovski Cardoso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Campus Rondonópolis
2 - Mirelly Xavier Rodrigues da Costa
-
3 - Cauê Felipe Pimentel
-
4 - Anna Luiza Ferrari Oliveira
-

Reumo

Este estudo apresenta um panorama dos artigos que versão sobre a gestão ambiental, disponíveis na base da Scientific Periodicals Eletronic Library (SPELL) até julho de 2017, e faz uma reflexão sobre o uso de teorias organizacionais como base conceitual. Busca-se identificar a situação presente, em termos de temáticas abordadas, as características dos artigos, mapear as produções por coautoria e coprodução entre instituições de ensino superior (IES), e propor reflexões sobre o futuro deste campo do conhecimento a partir de contribuições teóricas, metodológicas e práticas.
Problema de Pesquisa: Qual é o panorama dos artigos que versão sobre a gestão ambiental, disponíveis na base da Scientific Periodicals Eletronic Library (SPELL), até julho de 2017? Objetivos: identificar a situação presente, em termos de temáticas abordadas, as características dos artigos, mapear as produções por coautoria e coprodução entre instituições de ensino superior (IES), e propor reflexões sobre o futuro deste campo do conhecimento a partir de contribuições teóricas, metodológicas e práticas.
É apresentada uma contextualização envolvendo estudos organizacionais, visão paradigmática e metáforas como elementos teóricos no contexto geral e na gestão ambiental em particular, além da questão do desenvolvimento científico dessa área, de estudos envolvendo bibliometria e seus principais resultados, além de conceitos de rede social de coautoria e coprodução do conhecimento.
Utilizou-se a base de dados da Scientific Periodicals Electronic Library para o levantamento dos artigos das áreas de administração, administração pública e turismo, e que continham, em seus resumos ou em seus títulos, as palavras “gestão ambiental”. O levantamento, realizado em julho de 2017, identificou 521 artigos que foram trabalhados detalhando: nome da revista; ano da publicação; palavras-chave; autores; instituições de ensino superior; temática principal; abordagem de pesquisa; métodos; corrente teórica ou conceitos; e modelo teórico proposto pelo estudo.
Dos 521 artigos analisados são apresentados e discutidas os seguintes aspectos: (1) nome da revista; (2) ano da publicação; (3) palavras-chave; (4) autores; (5) instituições de ensino superior (IES); (6) temática principal; (7) abordagem de pesquisa; (8) métodos; (9) corrente teórica ou conceitos-chave do referencial teórico; e (10) modelo teórico proposto pelo estudo.
O uso de análises qualitativa e quantitativa leva a uma complementaridade de visões sobre os artigos avaliados e os resultados indicam uma pluralidade de temáticas, uma concentração das publicações em alguns autores e IES, além do uso recorrente de conceitos e definições amplos, além de um reduzido uso de teorias organizacionais como referencial teórico para os estudos. No final do artigo, são feitas algumas reflexões e proposições para o desenvolvimento do campo do conhecimento em gestão ambiental.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectivas, 2006. MORGAN, G. Paradigmas, Metáforas e Resolução de Quebra-Cabeças na Teoria das Organizações. Revista de Administração de Empresas - RAE Clássicos, v. 45, n. 1, p. 58–71, 2005. REED, M. Teorização Organizacional: Um Campo Historicamente Contestado. In. CLEGG, S.; HARDY, C.; NORD, W. R. (Eds.). Handbook de estudos organizacionais: Modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2012. v. 1.