Resumo

Título do Artigo

ATRIBUTOS PARA MEDIÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO DO SETOR DE EDUCAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Indicadores
Indicadores de desempenho
Indicadores e educação

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Economia de Empresas

Autores

Nome
1 - SAYONARA BRITO DE SOUSA
COLÉGIO PEDRO II - REITORIA - RIO DE JANEIRO
2 - Priscilla Cristina Cabral Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Escola de Engenharia / Departamento de Engenharia de Produção

Reumo

Segundo Ferreira et al. (2009), o indicador é uma medida quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. Sendo, portanto, um recurso metodológico que serve para indicar a evolução de um aspecto observado, permitindo representar de forma aritmética o desempenho de atividades estratégicas realizadas em um período definido.
O presente artigo tem como principal objetivo identificar atributos de medição dos indicadores de desempenho para avaliar atividades educacionais. Observou-se que um dos desafios das organizações é criar indicadores/métricas que de fato sejam relevantes para ser monitorados constantemente a fim de gerar análises e levantamentos em prol da gestão do processo e/ou responder às questões centrais, permitindo apurar respostas corretas, pois a medição de desempenho está entre os principais instrumentos para subsidiar os gestores e os dirigentes em suas decisões e escolhas.
Para Parmenter (2010), os indicadores de desempenho representam um conjunto de medidas com foco em aspectos do desempenho organizacional críticos para o sucesso atual e futuro da organização. Além disso, o autor ainda cita sete características dos indicadores: 1) são medidas não-financeiras, ou seja, não expressos em dólares, reais, euros, entre outros; 2) são medidos com frequência (diária, mensal, semanal); 3) são aproveitados pela equipe de gerência sênior; 4) indicam claramente que ação é necessária ser realizada (os funcionários compreendem as medidas e sabem o que corrigir);
Existem diversas concepções utilizadas pela literatura para conceituar e nomear os aspectos dos indicadores. Alguns autores utilizam o termo atributos, outros adotam critérios, parâmetros, requisitos, etc. Nesse artigo será utilizado o termo “atributos” por entender que o mesmo seja mais abrangente e estar de acordo com a proposta da pesquisa.
No presente artigo realizou-se um estudo sobre a importância de um sistema de medição do desempenho das ações institucionais com a utilização de indicadores, bem como seus principais atributos. No que diz respeito à construção de indicadores, observou-se que é importante focar nos aspectos práticos e claros, fáceis de comunicar e que contribuam para envolver os interessados nos processos de monitoramento e avaliação. O ideal é que o conceito do indicador seja facilmente compreendido e sua construção e cálculo sejam simples. É necessário que haja um bom entendimento do valor ideal para o
ALMEIDA, E.; SCARTEZINI, L. Aspectos gerais do programa nacional de gestão pública e desburocratização – GESPÚBLICA 1. Anuário Discente, Goiânia, v.1, n.1, 2012. Disponível em: < http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/anuario/article/view/100>. Acesso em: 03 jul. 2018. ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONALS – ABPMP. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento. São Paulo, 2013.