Resumo

Título do Artigo

A ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS EM ADMINISTRAÇÃO: consenso e prática em perspectiva
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Palavras Chave

Projetos Pedagógicos em Administração
Ação Comunicativa
Estratégia como Prática

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - RODRIGO TELES DANTAS DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PROPADM
2 - Florence Cavalcanti Heber Pedreira de Freitas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
3 - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - PROPADM - Pós-Graduação em Administração

Reumo

Os projetos pedagógicos são elementos constituintes da gestão acadêmica. Eles tentam organizar e direcionar as atividades a serem desempenhadas tanto pelo corpo discente, quanto pelo docente. A partir da ideia de articular a Teoria da Ação Comunicativa com a Estratégia como Prática Social, do trabalho de Zwick, Silva e Brito (2014), foram vislumbradas possíveis aproximações entre essas duas teorias, tomando como campo de aplicação de tal reflexão a construção de projetos pedagógicos em Administração.
Pautando-se, especialmente, nos aspectos flexíveis das Diretrizes Curriculares em Administração e em um projeto (Projeto Futurando) no curso de Administração de uma IES privada, a proposta é analisar a construção de projetos pedagógicos no citado curso, à luz da Teoria da Ação Comunicativa e da Estratégia como Prática Social.
A Teoria da Ação Comunicativa constitui-se como uma proposição teórica que repercutiu no campo de estudo das Ciências Sociais, ao promover uma nova interpretação para o processo de racionalidade e comunicação, inerentes às relações sociais. A Estratégia como Prática Social busca compreender como as estratégias são formuladas, a partir da consideração dos elementos cognitivos inerentes a esse processo, quebrando o paradigma economicista da perspectiva tradicional do campo de estudo. Nesse sentido, não é uma teoria para orientar a ação, mas para conhecer, entender a ação.
As práticas de concepção e implementação do Projeto Futurando evidenciam os comportamentos dos docentes, discentes e coordenadores, tendo em vista os aspectos cognitivos e comportamentais envolvidos, que influenciam na forma como decidem, alteram e aprovam definições e/ou modificações curriculares. Os atores estavam aptos para acessar o arsenal de significado, produto da interrelação comunicativa, com vistas a contribuir para os processos em que se colocavam como participantes e praticantes. Claramente se percebe a presença do de strategizing nesse processo.
As congruências entre tais teorias como elementos de análise do comportamento dos envolvidos na elaboração de projetos pedagógicos são várias. Encarados como praticantes, sob o ponto de vista da Estratégia como Prática Social, os envolvidos falam e agem de acordo com suas interações sociais, em que criam entendimento (ou não) sobre os fatos a partir da comunicação socialmente compartilhada, e têm o objetivo de, após discussões e argumentações horizontalizadas e justas, chegar ao entendimento e consenso em relação a dado problema, como descreve Habermas (2004, 2012a, 2012b).
ALVESSON; DEETZ, 2012 ARAGÃO, 1992 BALOGUN; HUFF; JOHNSON, 2003 BETTINE, 2017 CANHADA; RESE, 2009 DOMENICO; TEIXEIRA, 2014 GOULDNER, 1959 HABERMAS, 2004, 2012a, 2012b HARTH; CUNLIFFE, 2012 HERRERO, 1986 JARZABKOWSKI; BALOGUN; SEIDL, 2007 JARZABKOWSKI; WHITTINGTON, 2008 JARZABKOWSKI; SPEE, 2009 JARZABKOWSKI ET AL., 2016 LARA; VIZEU, 2017 MCAULEY; DUBERLEY; JOHNSON, 2007 OLIVEIRA, 1993 PALERMO, 2013 PAROUTIS; HERACLEOUS; ANGWIN, 2013 PAULA; RODRIGUES, 2006 REZENDE PINTO, 1995 VAARA; WHITTINGTON, 2012 VILLAR; WALTER; BRAUM, 2017 VIZEU, 2004, 2005 WHITTINGTON, 1996, 2006 ZWICK; SILVA; BRITO, 2014