Resumo

Título do Artigo

DESTINOS DE VIAGEM: modelo para medir a incorporação de experiências vividas pelo consumidor com bens intangíveis ao seu self estendido
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Palavras Chave

Comportamento do Consumidor Pós Moderno
Self
Self Estendido

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - MARIO DUARTE DOS SANTOS MACHADO
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Claudio Felisoni de Angelo
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA
3 - Eliane Pereira Zamith Brito
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - são paulo
4 - Nuno Manoel Martins Dias Fouto
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

Um dos fenômenos que tem marcado de maneira expressiva as relações humanas desde o século vinte e se amplia no inicio deste século, é a cultura do consumo. Esse movimento traz no seu bojo novos padrões de comportamento do consumidor ditados pelos movimentos pós-modernos que contribuem para diferenciar indivíduos e grupos sociais pelos produtos ou serviços que consomem. Dessa forma o individuo pode pertencer a varias “tribos” simultaneamente, comportando-se de maneira desigual, pelo fato de assumir diferentes papéis em cada uma delas.
Problema de pesquisa: pode-se inferir que o consumidor do inicio do século “vinte e um”, na busca de experiências memoráveis, esteja promovendo transferências de valores dos bens tangíveis para os intangíveis e ampliados, assim, o seu self a partir das experiências vividas com os bens intangíveis? O Objetivo situa-se em buscar estudos voltados ao consumo de bens não materiais, tais como, lugares ou destinos, identificar e analisar um modelo quantitativo que a partir de bens não materiais, possa medir o quanto as experiências vividas no destino de uma viagem se incorporam ao self do consumidor
No contexto pluralista atual, o consumo tornou-se um meio para os indivíduos se apropriarem e construírem com criatividade, suas autoimagens que lhes permitam tornar-se mais aceitos e / ou desejáveis em vários ambientes e / ou grupos sociais (Kacen, 2000; Dawes & Brown, 2000; Goulding, 2003). Dessa maneira, a sociedade de consumo pós-moderna tornou-se obcecada pela aparência e exposição, onde o estilo é um substituto pronto para a identidade e, a imagem do individuo é vista como recebendo muito mais elogios do que a sua própria essência (Patterson, 1998; Kacen, 2000).
Observadas as características do consumidor pós-moderno, marcadas por individualismo e ao mesmo tempo de busca em se relacionar e ser aceito por grupos que tenham as mesmas motivações e, considerando a evolução das tecnologias que dão suporte ao uso cada vez mais corriqueiro nas interações entre indivíduos, a partir das mídias sociais, identificam-se argumentos que contribuem para oportunizar o desenvolvimento de estudos acadêmicos sobre o comportamento do consumidor, voltados ao consumo de bens não materiais como lugares ou destinos.
O objetivo do ensaio foi alcançado, pois uma parte importante do modelo encontrado na literatura mostrou-se aderente aos objetivos inicialmente apresentados para explicar e medir a identidade do lugar como parte do self estendido. Ganglmair-Wooliscroft e Wooliscroft (2014) destacam que o conceito do self estendido proposto por Belk (1988, 1989) e fundamentado numa literatura bem estabelecida como extensão do conceito de self, explora lugares, como parte da identidade de uma pessoa e, portanto, explora uma relação intensa através das emoções entre pessoas e lugares ou destinos.
Belk, R. W.(1988). Possessions and the extended self. Journal of Consumer Research. 15(2), 139-68. Belk (2015). Extended self in a digital world. ScienceDirect. Available online at www.sciencedirect.com. Cova, B., & Cova, V. (2002). Tribal Marketing: the tribalization of society and its impact on the conduct of marketing. European Journal of Marketing. Vol. 36, n. 5/6,p. 593-620. Ganglmair-Wooliscroft , A., &, Wooliscroft, B. (2014). “Part of Me”: National Parks Integration Into the Extended Self of Domestic Tourists. Journal of Hospitality Marketing & Management.