Resumo

Título do Artigo

A Importância de Indicadores para o Processo de Estratégias Múltiplas
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Palavras Chave

Estratégia
Níveis Organizacionais
Indicadores

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Carlos Alberto Gonçalves
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Departamento de Administração
2 - Shirlei da Conceição Domingos Silva
FACULDADE PEDRO LEOPOLDO (FPL) - Mestrado Profissional em Administração

Reumo

A sobrevivência em um ambiente competitivo requer que as organizações possuam capacidades dinâmicas gerando competências e habilidades para fazerem leituras ambientais. Dai serem capazes de mudar em velocidade nos seus recursos, na estrutura nos seus vários níveis de rede, corporativo, modelos de negócios e nas competência funcionais. Os executivos devem formular e implantar estratégias múltiplas para atender os vários níveis da gestão. Disso decorre a necessidade de medidas por indicadores das condições dos ambientes que afetam ou sugerem controles sobre as ações estratégicas das organizações
Uma permanente leitura ambiental vis a vis a construção da inteligência competitiva para aumentar as chances de melhor posição da organização em ambientes de maior complexidade. O objetivo deste estudo é apresentar diferentes indicadores que orientam a tomada de decisão estratégica nos níveis do ambiente organizacional propostos por Witt e Meyer. Além de expressão matemática, foi descrito o que cada um deles trás de conteúdo para apoiar condutas estratégicas. A pesquisa é oportuna por apresenta indicadores não rotineiros que contribuem para o exercício de rotas estratégicas contingenciais.
A estratégia pode ser definida como fluxo de tomada de decisão que gera valor para os stakeholders da organização e produz vantagem competitiva. Para desenvolver estratégias múltiplas que atendam aos quatro níveis (rede, corporativo, negócio, funcional) é preciso colocar informações substanciais sob o exame detalhado dos gestores, como os dados fornecidos pelos indicadores. Esses dados são informações que auxiliam no processo de formulação, implementação e controle da estratégia que resultará em desempenho acima da média
Indicadores de nível de redes (macro ambiente): Político: índice Corrupção. Economia: PIB e Inflação. Social: índices Gini e Progressão Social. Tecnologia: índices Investimento P&D e Lei de Moore. Indicadores de nível corporativo (micro ambiente): Mercado: Herfindahl-Hirschman e Sustentabilidade Empresarial. Consumidor: índices Confiança e Satisfação do Consumidor. Indicadores de nível de negócio e funcional (ambiente interno): Financeiros: Q de Tobin, Liquidez, Lucratividade e Rentabilidade. Processo: Efetividade, Capacidade Produtiva, Produtividade e Qualidade.
A evolução da complexidade do ambiente organizacional demanda um conhecimento sistematizado de instrumentos de gestão, uma vez que, assegurar a sustentabilidade de latu sensu da organização requer um regramento metodológico. A relevância do trabalho reside no fato de que o entendimento e a utilização simultânea de múltiplos indicadores, que retratam a dinâmica da realidade empresarial, permitem aos tomadores de decisão atuarem munidos, de forma menos intuitiva, com um verdadeiro instrumento gerencial e de planejamento organizacional.
Bragagmolo, C., Pitelli, M. M., & Moraes, M. A. F. D. (2010). Concentração e poder de mercado na indústria brasileira de tratores. Revista de Economia e Administração, 9(4), 427-455. Famá, R., & Barros, L. A. B. (2000). Q de Tobin e seu uso em finanças: aspectos metodológicos e conceituais. Cardeno de Pesquisa em Administração, 7(4), 27-43. Hitt, M. A., Ireland, R. D., & Hoskisson, R. E. (2011). Administração Estratégica. (2a ed.). São Paulo: Cengage Learning. Wit, B. Meyer, R. (2010). Strategy: process, content, context and international perspective. (4th ed.). Hampshire, USA: Cengage Learnin