Resumo

Título do Artigo

PROCESSO ORÇAMENTÁRIO EM CLUBES DE FUTEBOL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL
CLUBES DE FUTEBOL

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Thiago Bruno de Jesus Silva
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA - FACE
2 - CRISTIAN BAU DAL MAGRO
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau
3 - Igor Pereira da Luz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianopólis
4 - Carlos Eduardo Facin Lavarda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-graduação em Contabilidade

Reumo

Após a aprovação do PROFUT, a profissionalização da gestão nos clubes brasileiros ganhou força e, para que possam cumprir os requisitos mínimos do refinanciamento, os clubes aprofundaram seus trabalhos no seu desenvolvimento comercial, financeiro e até estrutural. (BDO, 2017). Já a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) criou a Resolução nº 01/2017 que visa o chamado fair-play financeiro, no qual um clube não poderá gastar mais do que arrecada, (CBF, 2017). Assim, para que haja o controle financeiro, há a exigência da elaboração anual de um orçamento.
Ao considerar a importância dos orçamentos na consecução dos objetivos estratégicos das organizações, o desequilíbrio financeiro dos clubes e, sobretudo, os incentivos às boas práticas criados nos últimos anos, esta investigação delineou o seguinte problema de pesquisa: Como se dá o processo orçamentário em clubes de futebol? Neste sentido, o objetivo geral do presente estudo foi descrever o processo orçamentário utilizado em clubes de futebol.
O processo orçamentário tem sido plataforma central do controle da maioria das organizações (Libby & Lindsay, 2007), sendo uma das poucas técnicas capazes de integrar as atividades organizacionais em um resumo coerente (Otley, 1999). Uma das principais virtudes do processo orçamentário é o fato de fornecer um enquadramento abrangente das atividades de uma organização que sumariza os aspectos em um conjunto de demonstrações financeiras úteis ao monitoramento corporativo (Otley, 1999). No contexto dos clubes de futebol, há uma escassez de estudos que investigam os sistemas de controle gerencial.
A investigação se caracterizou como descritiva, realizada por meio de um estudo de multicasos com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com questões abertas encaminhado para o responsável pelo processo orçamentário e documentos dos clubes disponibilizados em suas mídias sociais. Ao visar o desenvolvimento desta investigação, buscaram-se evidências para os pressupostos de pesquisa, com base em Merchant e Van der Stede (2007).
Como resultado, os achados indicam que a adoção do orçamento não tem sido motivada pelos clubes, mas pela Confederação Brasileira de Futebol. Esse fator pode ser prejudicial para o alcance da eficiência na execução do orçamento. As metas são revisadas periodicamente em todos os clubes. Além disso, um fator importante observado é que os clubes que estabeleceram a possibilidade de revisão das metas, inseriram um limite de variação das receitas e despesas, fator que impossibilita mudanças significativas no orçamento.
Constatou-se, também, de acordo com as proposições do estudo, que orçamento não é vinculado a um sistema de recompensa por parte dos responsáveis pela consecução das metas. A contribuição deste estudo versa em discutir o papel do processo orçamentário em clubes de futebol, no qual a profissionalização é importante à medida que recursos públicos são direcionados para subsidiar o equilíbrio financeiro. Neste contexto, uma gestão financeira eficiente perpassa pela elaboração, execução e avaliação orçamentária, o que pode ocasionar o alcance dos diversos propósitos do orçamento.
Confederação Brasileira de Futebol (CBF) (2017). Resolução nº 01/2017 que instituiu o regulamento para o licenciamento de clubes, de 2018 a 2021. Libby, T., & Lindsay, R. M. (2007). Beyond budgeting or better budgeting?. Strategic Finance, 89(2), 46. Merchant, K. A., & Van der Stede, W. A. (2007). Management control systems: performance measurement, evaluationand incentives. Pearson Education. Otley, D. (1999). Performance management: a framework for management control systems research. Management accounting research, 10(4), 363-382.