Resumo

Título do Artigo

INTERLOCUÇÕES ENTRE TURISMO, COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E A SOCIEDADE DOS SONHOS
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Palavras Chave

Turismo
Sociedade dos Sonhos
Comportamento do Consumidor

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Sâmara Borges Macedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - cepead
2 - MARLUSA DE SEVILHA GOSLING
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Reumo

O presente trabalho objetiva compreender, a partir do entendimento da Sociedade dos Sonhos, as possibilidades de interlocução com o turismo e o comportamento do consumidor. Para tanto foi desenvolvido este ensaio teórico, em que são apresentados os temas: turismo e o consumidor, Comportamento do Consumidor no contexto turístico e a Sociedade dos Sonhos. Esse estudo justifica-se, pois, ao realizar as buscas em periódicos notou-se a escassez de trabalhos abordando a SS e, principalmente relacionando-a a turismo e comportamento do consumidor.
O presente trabalho objetiva compreender, a partir do entendimento da Sociedade dos Sonhos, as possibilidades de interlocução com o turismo e o comportamento do consumidor. Dessa forma, além de demonstrar as interlocuções, possibilitará insights sobre as temáticas.
O comportamento do consumidor é uma das áreas mais pesquisadas no turismo, porém a mesma ainda é marcada por estudos voltados a tomada de decisão racional (Cohen, Prayag & Moital, 2014). O turismo é um campo propício para o atendimento das necessidades de um novo consumidor: os voltados para a emoção e experienciação (Gimenes,2013).Este “novo” consumidor dese¬ja envolver-se pessoalmente, emocionar¬-se e aprender com suas experiências de consumo e busca o valor emocional em detrimento do produto em si (Malta, 2012). A autora acrescenta que esses caracterizam a chamada Sociedade dos Sonhos (SS).
Ao consumidor atual é atribuído a ânsia por experiências de consumo que possibilitem envolvimento (Lira & Almeida, 2014), nesse sentido, o foco deixa de ser o bem em si. Esse perfil vai ao encontro do que é abordado no turismo, uma vez que esse proporciona além de experiências sensoriais, interações sociais e simbólicas (Gimenes, 2013). Do mesmo modo como acredita-se que o turismo apresente congruência com o novo perfil do consumidor defendido por Lira e Almeida (2014), a chamada Sociedade dos Sonhos também, ao representar um modelo de sociedade voltado ao apelo emocional (Malta, 2009).
Foi possível notar que o encontro das temáticas se dá na semelhança de características entre a SS e o novo perfil do consumidor. As experiências almejadas por esses no contexto da SS, são potencializadas pelo turismo. Entender a relação entre as temáticas, implica em consequências para os gestores, uma vez que terão que compreender para atender as exigências dessa nova realidade. Apesar da SS ter sido cunhada em 1990, há ainda poucos estudos, o que abre margem para a existência de lacunas a serem preenchidas.
Bajs, I. P. (2015). Tourist perceived value, relationship to satisfaction and behavioral intentions: The example of the croatian tourist destination dubrovnik. Journal of Travel Research, 54(1), 122–134.Cohen, S. A., Prayag, G.& Moital, M.(2014). Consumer behaviour in tourism: Concepts, influences and opportunities. Current Issues in Tourism, v. 17, n. 10, p. 872-909.Gândara, J. M., Mendes, J., Moital, M., Ribeiro N. J., F., Souza, I. D. J., & Goulart, L. A. (2012). Planificación estratégica de un circuito turístico histórico-cultural experiencial: Itabuna-Bahia, Brasil. Estudios y perspectiva