Resumo

Título do Artigo

MERCADO DE JOIAS: COMPRA POR STATUS OU INVESTIMENTO?
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Palavras Chave

MERCADO DE JOIAS
COMPRA POR STATUS
COMPRA POR INVESTIMENTO

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Neidy Christo
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO (PIO XII) - CARIACICA
2 - Nathaly Pâmela Costa
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO (PIO XII) - Campo Grande - Cariacica
3 - Cleres José da Pena Junior
-
4 - Romário de Deus Xavier
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO (PIO XII) - CARIACICA

Reumo

A pesquisa buscou analisar o comportamento do consumidor em relação ao mercado de joias. Para este fim, foram realizadas pesquisas exploratória e descritiva, de caráter analítico empírico. A amostra foi formada por 70 consumidores. O questionário continha 15 perguntas. Foi usado um teste de Alpha de Cronbach, uma análise dos dados coletados por meio de estatística descritiva de cada variável de modo a observar as médias e os desvios padrão. Logo após, foi realizada uma análise fatorial.
O estudo teve por objetivo verificar se a compra de joias é feita pelo consumidor para demostrar status ou como uma forma de investimento.
Este estudo foi dividido em 5 capítulos, no referencial teórico tratou-se de assuntos como: a definição do que é luxo; o mercado de luxo, o mercado de joias no Brasil, o acesso ao crédito facilitado, definição de investimento.
Elaborou-se um questionário com 15 questões, contemplando 1 pergunta de controle, 4 perguntas socioeconômicas e 10 afirmativas sobre o comportamento de compra dos entrevistados em relação as joias. Foi utilizada uma escala Likert onde as respostas poderiam variar entre 1 (“discordo totalmente’’) e 5 (‘‘concordo totalmente’’). O questionário foi disponibilizado através da plataforma Online Google Forms aos respondentes, no período de janeiro a março de 2018. Após análise dos dados coletados, a amostra contou com 70 amostras válidas.
Verificou-se que a pesquisa apresentou algumas divergências em relação a alguns autores que escreveram sobre os temas pesquisados. Estes autores afirmam que o consumo de produtos de luxo não está apenas relacionado ao produto ou à alta qualidade do mesmo, mas sim ao status. Entretanto, para o nicho de joias, a amostra pesquisada demonstrou que suas compras nesse segmento não são movidas totalmente por status. Também verificou-se que os entrevistados demonstraram uma tendência a serem indiferentes ao motivo de compra por investimento.
Com base na pesquisa de caráter analítico-empírico apurou-se que os consumidores da amostra pesquisada não são levados a comprar joias instigados por status. Também foi possível observar que existe uma neutralidade dos compradores de joias em relação às compras motivadas por investimento. Sendo assim, pode-se inferir que os fatores de status e os de investimento não foram considerados significativos no momento da compra de joias. Percebe-se, portanto, que outras variáveis não estudadas nesta pesquisa, provavelmente são consideradas mais relevantes para estes consumidores, no momento da compra.
ALLÉRÈS (2008); AMATULLI, Cesare; GUIDO, Gianluigi (2012); CRONBACH (2004); D’ARPIZIO; et.al. (2014); CHRISTO PEREIRA (2017); EASTMAN; EASTMAN (2015); FORTUNA (2014); GALHANONE (2005); GRANERO; ALBUQUERQUE (2007); MENDES DA SILVA (2017); STREHLAU; ARANHA (2004); entre outros...